21º Prêmio Atualidade Cosmética: noite única e especial

21º Prêmio Atualidade Cosmética: noite única e especial
Para um mercado em expansão e em amadurecimento, inovação e investimentos a longo prazo são fundamentais para as melhores empresas do setor. E são elas as finalistas da 21ª edição do Prêmio Atualidade Cosmética


Mais uma noite para ficar na história do setor! O Prêmio Atualidade Cosmética, “Oscar” da Beleza e da Perfumaria na América Latina, chega à sua 21ª edição de volta ao formato original. O evento será realizado no dia 5 de novembro, no Teatro Bradesco – uma das mais modernas casas de espetáculos do Brasil, dentro do Bourbon Shopping, um dos centros comerciais mais sofisticados e bem frequentados da cidade de São Paulo (Se você ainda não garantiu o seu convite, clique aqui. Restam poucos ingressos). A premiação, que promove não apenas produtos e empresas, mas encontros entre os maiores nomes do mercado, é uma oportunidade comercial e relacional única. Em um mesmo ambiente, reúnem-se diretores, gerentes e profissionais gabaritados do setor para uma rica troca de experiências e, por que não, até para fechar bons negócios.

Com uma indústria cosmética que ocupa o 3º lugar no ranking mundial internacional, o Brasil é uma vitrine para o mundo. Logo, ter seu produto estabelecido e reconhecido nacionalmente é fundamental. Para Valéria Rossi, diretora comercial da JAFRA Cosméticos, nesse sentido, ser finalista do PAC é estar um passo à frente. “O fato de esse prêmio avaliar diversas empresas do segmento e atestar a qualidade dos produtos conferindo-lhes distinção é extremamente importante para o mercado. Além disso, essa avaliação conta com a chancela de um júri composto pelos mais importantes formadores de opinião do setor”, declara.

A credibilidade da premiação passa também por sua equipe avaliadora, com importantes nomes do mercado que avaliaram as categorias de produtos: Perfumaria Latino-Americana Masculina, Perfumaria Latino-Americana Feminina, Tratamento Corporal, Tratamento Facial, Linha / Coleção de Maquiagem, Inovação em Produto de Maquiagem, Maquiagem – Distribuição Seletiva, Beleza e Higiene dos Cabelos, Banho e Higiene e Infantil / Kids.

‘Inovação’ é palavra de ordem

Tendo em vista o aprimoramento das avaliações, os organizadores do Prêmio Atualidade Cosmética se reuniram para repensar o regulamento, e inovação foi a palavra de ordem na seleção dos vencedores das categorias de produtos – um caminho um pouco diferente do trilhado em anos anteriores, em que o foco esteve mais no conceito e no conjunto da apresentação dos itens inscritos.

A atenção a esse quesito por parte da coordenação do PAC segue uma tendência do setor. Com tantos lançamentos em um mercado em estabelecimento, diferenciar-se é fundamental. Para Phelippe de Carvalho, General Manager da Coty Brasil, o Prêmio destaca não apenas os produtos selecionados, mas também o interesse das empresas em buscar inovação, qualidade e diferenciais, proporcionando ainda mais opções para os clientes.

E os avaliadores parecem ter entendido o recado: “No que diz respeito aos produtos avaliados e ao método de avaliação, para mim, o que importa é que o produto seja dotado de diferenciais inovadores tanto em seus aspectos tangíveis quanto em sua sublimidade, pois somente desta forma será conduzido para além da condição da mesmice, sensibilizando o consumidor e gerando um resultado de sucesso”, declara Carlos Machado, avaliador do Prêmio.

Fruto de investimentos a longo prazo
Após um período de rápido crescimento econômico, a economia brasileira experimenta um sutil desaceleramento que se reflete também nos números relacionados ao mercado de perfumaria e cosméticos. No entanto, não há motivo para se preocupar. O momento é de se estabelecer no mercado para o público consumidor que surge a partir do maior rendimento da classe C que, nos últimos dez anos, impulsionou esse mercado de higiene e beleza e parece não querer abrir mão dessa nova maneira de consumir. E nesse sentido, os finalistas do Prêmio Atualidade Cosmética já saem na frente e ganham destaque.

Para navegar no mar de um mercado que parece trazer ondas mais tranquilas, investimentos a longo prazo que começam no dia a dia parecem ser a melhor saída. A Racco, que investe nessa construção, colhe bons frutos como finalista do PAC em diversos segmentos: “Ser finalista em diferentes categorias do Prêmio Atualidade Cosmética é o reconhecimento da dedicação, inovação, ética e comprometimento com que a Racco trabalha todos os dias, para levar beleza, qualidade de vida e saúde para seus clientes”, afirma Jeisan dos Santos, gerente Executivo de Marketing da empresa de venda direta.

Para Fernanda Utrini, gerente da marca REVLON no Brasil, o Prêmio dá destaque a empresas que investem em pesquisas, contribuindo para tornar o segmento cada vez mais relevante. Isabella Wanderley, diretora de Marketing de Produtos de O Boticário, corrobora com a opinião de Fernanda Utrini e acrescenta: “O Prêmio é um incentivo para que continuemos buscando excelência no desenvolvimento dos produtos.”

Aos que apostam em manter um padrão de qualidade, os frutos vêm ano após ano. “É uma satisfação enorme estar mais uma vez entre os finalistas de um prêmio tão importante como este, concorrendo com grandes marcas, inclusive internacionais. Essa oportunidade nos motiva a investir ainda mais em tecnologia no desenvolvimento de nossos produtos. Na edição de 2012, fomos premiados na categoria ‘Empresa Revelação’ e essa conquista é reconhecida por toda a empresa. Estamos na maior torcida e expectativa de sermos premiados com nossos produtos este ano, que é muito especial para nós porque contemplamos 20 anos de história e sucesso”, afirma a Dra. Ada Mota, sócio-fundadora e diretora científica da Adcos.

Finalistas comemoram indicação ao prêmio e bônus comercial
Estar entre os finalistas do Prêmio já é se destacar no mercado. Por esse motivo, as empresas que concorrerão ao troféu no dia 5 de novembro já comemoram os resultados e vislumbram possibilidades de negócios e sucesso comercial. “Estar entre os finalistas do Prêmio fortalece a nossa marca. Tal distinção nos coloca no mesmo patamar das mais renomadas e reconhecidas empresas do segmento cosmético”, afirma Valéria Rossi, da Jafra.

A Adcos, especializada em produtos de cuidado com a pele, vê no Prêmio uma oportunidade de criar um laço de confiança com o consumidor, fundamental para sua fidelização. “É um grande reconhecimento ser finalista do Prêmio Atualidade Cosmética. Isso, sem dúvida, gera uma alta visibilidade, agrega valor e abre muitas portas à marca, além de fortalecer a confiança com a rede franqueada, fornecedores e, principalmente, com nossos consumidores”, declara a diretora científica da empresa.

Celia Anrelink, gerente de produtos da L’acqua di Fiori, enxerga toda a engrenagem mercadológica e visualiza a importância da premiação em dois eixos principais. “Em primeiro lugar, junto a profissionais da área, que são responsáveis por avaliar os projetos. O reconhecimento destes é uma boa oportunidade de se trocar experiências e desenvolver novas tecnologias. Em segundo lugar, o Prêmio Atualidade Cosmética traz motivação para toda nossa cadeia de vendas: comunicamos o prêmio para nossa rede de franqueados, que por sua vez comunica aos nossos clientes finais.”  

Thiana Gomes, diretora de Marketing da Bio Extratus,  refere-se à credibilidade do Prêmio, ao reforço da marca e ao encontro de grandes nomes do mercado em um mesmo lugar para frisar os benefícios da premiação em sua atuação comercial. “Sabemos que o Prêmio tem grande credibilidade perante aos nossos consumidores. É um prêmio sério, com regras claras e conta com a chancela de um júri muito competente, composto por importantes formadores de opinião do setor. A conquista desse prêmio pode nos ajudar a reforçar para os consumidores que os produtos da linha Botica Bio Extratus são referência de qualidade no mercado de cosméticos. O evento também é uma grande oportunidade de relacionamento com diretores, gerentes, executivos, enfim, grandes nomes que movimentam o setor de cosméticos na América Latina reunidos em um ambiente propício para a troca de experiências em busca de bons negócios”, finaliza.

Enquanto as empresas cruzam os dedos para ganhar o troféu e conseguir bons retornos comerciais, é o mercado de beleza e perfumaria que comemora a reunião dos melhores dentre os melhores em uma premiação referência há mais de duas décadas. Confira a lista completa dos finalistas da edição deste ano, bem como o perfil de cada profissional na categoria “Profissional do Ano” e as empresas que concorrerão ao troféu como: “Empresa do Ano”, “Empresa Revelação”, “Ponto de Venda – Drogaria” e “Ponto de Venda – Especializado”.
 


HALL DA FAMA: EDUARDO BELMONT, Fundador e Presidente da Belcorp
 
Com muito trabalho e dedicação, o peruano Eduardo Belmont ergueu a Belcorp, um dos grandes impérios da beleza e sempre um dos motores de crescimento e evolução mais importantes do mercado de beleza na América Latina, o que faz dela a segunda maior operação de beleza entre as empresas de origem latino-americana. A cultura de qualidade e respeito “imposta” aos profissionais que lá trabalham, contribui para elevar o padrão de exigência das consumidoras de toda a região, com produtos de altíssima qualidade em todos os sentidos: das formulações até as embalagens. São pouquíssimas as empresas da região que conseguem alcançar um padrão de qualidade tão elevado como o da Belcorp. As empresas de beleza da América Latina, de modo geral, concentram quase que a totalidade dos seus negócios nos seus mercados de origem. Essa é uma realidade ainda mais verdadeira no Brasil. Mas a Belcorp, com ousadia, arrojo e humildade para escutar as mulheres de diversos países, há muito tempo, descobriu o potencial da integração da região. Hoje, a companhia do Sr. Belmont é sem sombra de dúvida, a mais latino-americana, de todas as companhias de beleza originárias da América Latina. Como se não bastasse, o Sr. Belmont - e isso se reflete naturalmente na cultura da Belcorp, sempre teve a preocupação de contribuir para tornar a vida das mulheres da América Latina melhor. Seja pela oferta de produtos de alto padrão, que contribuem com a auto estima, a saúde e a satisfação delas, como também pelas oportunidades de empreendedorismo oferecidas pela Belcorp, que contribuíram para que muitas mulheres conquistassem a sua valorização e independência profissional. Isso é de extrema importância em uma região ainda “machista”, como é a América Latina.
 
O Hall da Fama do Prêmio Atualidade Cosmética foi criado em 2007, com o intuito de criar um espaço para os nomes que fizeram a história do mercado de beleza no Brasil e na América Latina. Foi a forma que encontramos para eternizar empreendedores e profissionais que além de terem construídos negócios e carreiras de sucesso ao longo de suas respectivas vidas, contribuíram com o seu trabalho e empreendedorismo de maneira fundamental para a construção e a evolução do mercado de beleza no Brasil e na América Latina.
 

 
PERFIL DOS FINALISTAS:  Empresa do Ano
 
L´ORÉAL BRASIL
A matriz da L´Oréal tem dedicado atenção especial ao Brasil nos últimos anos. Um dos maiores reflexos dessa atenção está no aumento do número de SKU´s desenvolvidos especificamente para o mercado brasileiro e na “exportação” de tecnologias criadas no Brasil para os mercados internacionais, com destaque para produtos da linha Elséve, como o Reparação Total 5 e o Quera Liso, os protetores solar com Toque Seco e itens da linha profissional, desenvolvidas com matérias-primas oriundas do País. A companhia também está dando mais atenção à construção do canal de vendas e ao relacionamento com os varejistas, tanto nas grandes redes como no pequeno varejo independente e particularmente no caso da divisão de Grande Público. O investimento mais forte da divisão de Produtos Profissionais em projetos de capacitação de salões e na ampliação e qualificação da rede de distribuição para regiões de mais baixa renda das grandes cidades brasileiras, por meio de projetos com a marca Matrix, também é um fator de destaque. No mercado de dermocosméticos, a L´Oréal mantém a sua posição de líder incontestável e trabalha junto com os principais varejistas do canal farma, no sentido de qualificar o serviço no ponto de venda e turbinar o crescimento dos negócios por aqui. Em 2012, a L´Oréal Brasil girou cerca de R$ 2,5 bilhões em vendas. No primeiro semestre deste ano, o crescimento foi de 15% e todas as quatro divisões da empresa apresentaram crescimento de dois dígitos. Como cereja do bolo, a L´Oréal Brasil, desde 01 de julho deste ano, passou a ser uma unidade de negócios independente da América Latina. E quem conhece minimamente a cultura da L´Oréal, sabe o que representa essa “independência”.

O BOTICÁRIO
Vencedor das duas últimas edições do troféu de Empresa do Ano, O Boticário – mesmo vindo de anos consecutivos de fortíssimo crescimento, consegue manter este ritmo, o maior entre as grandes companhias cujo foco está na área de perfumaria e cosméticos e não em higiene pessoal. O contínuo avanço elevou o market share da empresa, que fechou 2012 tecnicamente empatada na terceira posição, de acordo com a Euromonitor. Mantendo a tradição de ser referência em inovação no mundo do varejo, a empresa apresentou o seu novo modelo de loja, muito mais intuitiva e funcional, utilizando ferramentas tecnológicas avançados e recursos visuais e sensoriais que oferecem às consumidoras uma experiência de compras com as marcas e produtos da empresa e cujo roll out se inicia no próximo ano. Ainda no campo do desenvolvimento do canal de vendas, o bem-sucedido projeto de expansão da marca para a venda direta via franqueados, já faz da companhia, pelo critério de número de revendedoras, uma operação de respeito. O movimento reflete também a perspicácia e a capacidade d´O Boticário de gerar novas fontes de crescimento para a empresa, e também, para os seus parceiros primordiais, os franqueados, que com isso, seguem acompanhando o avanço da companhia. No campo dos investimentos, o lançamento do novo Centro de P&D pelo Grupo Boticário, garante à divisão O Boticário – de longe seu maior “cliente”, o suporte necessário para manter o seu ágil ciclo de inovação e desenvolvimento de novos produtos, fundamental na estratégia da marca.

UNILEVER
A Unilever voltou, definitivamente, a ditar tendências no mercado brasileiro com a sua reconhecida capacidade de entender o consumidor local e ser ágil para ocupar os espaços e oportunidades que o mercado oferece, antes de que consumidores e concorrentes se deem conta disso. Como reflexo, entre as cinco grandes do setor, a Unilever foi a que mais ganhou market share em 2012, com 11,9% de participação ante 10,6% em 2011. A empresa retomou o posto de maior anunciante do Brasil, investindo pesadamente na construção das suas marcas. E é notável também que em muitas linhas relançadas, o foco da comunicação recai sobre a eficácia e a tecnologia dos produtos anunciados, o que comprova que a Unilever voltou a dar mais atenção à inovação tecnológica das suas formulações. Em desodorantes, uma fortaleza da empresa, Rexona introduziu a nova tecnologia motionsense, que ativa a proteção de acordo com a intensidade dos movimentos e o novo layout das embalagens de Rexona Men, desenvolvidas pela casa Pinifarina. A empresa relançou no Brasil a marca Vasenol, com novas embalagens e tecnologias, tirando-a do limbo e lhe dando um tratamento mais sofisticado. O mesmo aconteceu com Close Up, marca de gel dental que foi totalmente repaginada.Trésemme, o grande alavancador dos resultados da companhia no último ano, com vendas estimadas em R$ 450 milhões, segue ganhando espaço no mercado brasileiro, contribuindo para manter a grande participação da Unilever em cuidados com os cabelos e com o movimento de premiumnização da categoria no Brasil.
 
 
PERFIL DOS FINALISTAS: Empresa Revelação
 
CADIVEU
A jovem empresa criada pela empresária Cláudia Alcantara se destaca no mercado pelo casamento que promove entre desenvolvimento de produtos de performance profissional adequada aos gostos e desejos locais, com um trabalho de construção de marca e imagem bastante sofisticado em relação ao padrão das empresas brasileiras que atuam no segmento profissional. A capacidade de inovação técnica da marca, encontra na Cadiveu caminhos para se apresentar ao mercado de forma diferenciada, sofisticada e original, o que permite à empresa posicionar a sua marca em um segmento de alto valor e prestígio no Brasil e no Exterior, onde a Cadiveu constrói um negócio de sucesso há alguns anos em mercados como o Oriente Médio e os Estados Unidos.

CLESS
Com vendas anuais de quase R$ 150 milhões, e crescendo acima de 20% ao ano, a Cless se destaca no mercado por atuar com foco em nichos e pela sua administração sólida e profissional, que faz uso de recursos pouco usuais em empresas controladas por um único dono e de médio porte, como a contratação de grandes auditorias para cuidar do balanço da empresa. Isso permitiu à Cless vencer as diferentes fases do seu crescimento sem grandes solavancos, algo pouco comum nas jovem empresas brasileiras do setor de beleza. Até aqui a Cless venceu esses dilemas e mantém a posição de liderança em segmentos como finalizadores e descolorantes, amplia a presença nos canais de distribuição e, ao mesmo tempo, garante os investimentos necessários para a expansão da empresa.

EMPÓRIO BODY STORE
Ao oferecer para os consumidores brasileiros produtos cosméticos de apelo artesanal, a Empório Body Store ocupa um espaço ainda pouco explorado pela indústria brasileira. Com vendas de R$ 52 milhões em 2012 e mais de 80 lojas em operação, a Empório Body Store vem ocupando essa faixa de mercado com a expansão por meio de franquias, o que permitiu à empresa ganhar escala e se projetar nacionalmente em um curtíssimo período de tempo, levando o conceito e o ambiente altamente “degustativo” das lojas consumidores de quase todo o País.
 
 
PERFIL DOS FINALISTAS: Profissional do Ano
 
NICOLAS FISCHER (Hypermarcas)
Alemão de nascimento, Nicolas Fischer passou quase toda a sua vida profissional no mercado de beleza da América Latina, à frente de companhias como Nivea, Wella e P&G. Ao longo dos últimos 18 meses, sua gestão à frente da Hypermarcas produziu resultados excepcionais, levando em um curto espaço de tempo, uma empresa que tanto para varejistas quanto para os fornecedores consultados, vivia sem caminhos e propostas claras para os negócios, para uma situação como atual, que já permite a empresa apresentar um planejamento de trabalho mais consistente para os seus parceiros e oferecer um caminho de crescimento claro e consistente para os próximos anos. Nicolas foi o líder desse processo de mudança, que passa pela decisão de cortar marcas, direcionar melhor os investimentos da companhia, reorganizar os processos internos e apostar mais em construção de marcas e inovação.
 
LUIZ PICCOLI (Cless)
Depois de atuar em companhias multinacionais e locais, Luiz Piccoli, resolveu colocar em prática o seu espírito empreendedor. E em menos de uma década construiu uma empresa 100% nacional, de bases sólidas, calcada em uma visão de administração altamente profissional e baseada em processos. São motivos que contribuem para a Cless estar entre uma das pouquíssimas companhias brasileiras de beleza de médio porte saudável financeiramente e organizada fiscal e legalmente. Ao direcionar a atuação da Cless para nichos de mercado, ao invés de migrar para categorias tradicionais, com uma oferta de produtos diferenciados e de qualidade, Piccoli conseguiu fazer a sua companhia avançar a taxas de crescimento superiores a 20%, e atingir vendas de quase R$ 150 milhões, de maneira sustentável e consistente. Ao mesmo tempo, sua visão de futuro e comprometimento com o negócio tem garantido os recursos necessários para a expansão das operações da companhia.
 
DANIEL DE JESUS (Niely)
O arrojado fundador da Niely, vem se dedicando a ampliar a posição de liderança da sua empresa em áreas-chaves. Nos últimos cinco anos, Daniel esteve diretamente envolvido na construção da liderança da marca Cor&Ton, em um dos segmentos mais tecnológicos e globalizados da indústria de beleza: o de coloração. Trata-se de algo único no mundo: uma marca local ser a líder em detrimento das marcas globais. E nesse período, a marca da Niely ampliou a participação de mercado sobre a concorrência. É de Daniel também a decisão de migrar os investimentos antes realizados na grande mídia, para o desenvolvimento e o suporte das atividades da companhia no varejo. Ao mesmo tempo em que conseguiu abrir mais espaço para as marcas da Niely nos grandes varejistas dos canais alimentar e farma, o trabalho de construção de um relacionamento mais próximo com o pequeno varejo.
 
 
PERFIL DOS FINALISTAS: Ponto de Venda - Drogarias
 
VENÂNCIO
A rede de drogarias carioca Venâncio, cresce não só por meio da expansão da sua rede de lojas, que praticamente dobrou nos últimos anos. Mas também por conta da sabedoria e da eficiência para ocupar os espaços deixados abertos pelas grandes redes de drogarias cariocas, que durante algum tempo se perderam em processos de organização interno decorrentes de fusões. Com isso, a Venâncio assumiu um lugar no coração dos moradores da cidade. A varejista também vem se destacando como uma das mais inovadoras do canal farma no Brasil, com destaque justamente para a sua área de beleza, que tem experimentado novas marcas e formatos. A manutenção do bom nível de abastecimento das lojas, mesmo em um momento onde boa parte dos varejistas luta para reduzir ao máximo o nível de estoque, garante aos clientes da Venâncio um ambiente de “fartura”, tão ao gosto do brasileiro e, principalmente, riscos mínimos de quebras e rupturas, algo fundamental em um canal onde a conveniência é um diferencial.

DROGARIA CATARINENSE
Sediada em Joinville (SC), a Drogaria Catarinense se destaca nos mercados onde atua, e no canal farma como um todo, pela atenção intensiva dada à formação de pessoas, em especial das que vão lidar diretamente com o público. Isso faz com que a Drogaria Catarinense seja responsável por um dos melhores padrões de atendimento do varejo farmacêutico brasileiro, fato que lhe rende por cinco anos seguido o Prêmio de Excelência no Conselho, realizado pela L´Oréal Cosmética Ativa. A qualidade do atendimento, permite que lojas de layout “acanhado”, estejam entre as melhores em vendas de produtos de beleza. Isso dá às marcas segurança e confiança para investir na rede, pois elas sabem que suas marcas e produtos serão bem explicados e compreendidos pelos consumidores, essencial quando o foco do trabalho está em produtos de maior valor agregado e de alta tecnologia.

PANVEL
A rede gaúcha Panvel se mantém como uma das campeãs de venda de produtos de beleza no canal farma, quando se leva em conta a participação de 35% nas vendas da varejista, número bastante superior ao das redes paulistas, por exemplo. Esse resultado reflete a importância que há tempos a Panvel dá ao trabalho com a categoria. No campo das operações de varejo, a Panvel tem sido uma inovadora também. O seu modelo de compras, baseado em modernos sistemas de previsão de demanda – embora às vezes criticado por membros da indústria, ainda acostumados a tirar pedidos maiores em determinados momentos do ano por meio de ações de preço e promoção; leva a Panvel para o primeiro mundo do varejo e faz com que fique mais fácil para a operação atingir o almejado ponto perfeito de estoque – nem produto de mais, nem de menos. A sólida expansão da empresa na cidade de Curitiba (PR), e os investimentos em infraestrutura para suportar o crescimento futuro da empresa, também são pontos de destaque da companhia.
 
 
PERFIL DOS FINALISTAS: Ponto de Venda Especializado
 
OPAQUE
Atuando em um mercado tradicionalmente complicado e desafiador, a Opaque, nos últimos anos, buscou caminhos alternativos para se diferenciar no mercado. Quando a concorrência internacional chegou com tudo, a empresa passou a ser um dos poucos varejistas seletivos locais com condição de ocupar um espaço de destaque no segmento, em um momento que a competição se torna mais compicada. A Opaque alcançou essa posição por causa da consistência do trabalho e dos pontos de diferenciação que ela construiu. Entre as inciativas que justificam a indicação da Opaque, destaque para o ritmo consistente de expansão da rede nos últimos anos, com a abertura regular de novas lojas ano após ano, e para o trabalho de construção de marca e de relacionamento com as clientes por meio de ações especiais como promoções e eventos exclusivos.

DROGARIA IGUATEMI
O processo de expansão da Drogaria Iguatemi vem sendo executado com sucesso, especialmente na medida em que as fortalezas construídas pela empresas ao longo de décadas de história – como o mix de produtos único e totalmente diferenciado – certamente um dos mais completos e diversos de todo o varejo de beleza no Brasil, o excepcional nível de atendimento e serviço por parte da equipe de loja, sempre aptas a explicar em profundidade sobre os milhares de produtos disponíveis nas prateleiras; se mantêm intactas a cada nova loja inaugurada. A consistência da expansão, que em poucos anos mais do que dobrou a rede de lojas, mostra que a Drogaria Iguatemi encontrou um caminho claro para crescer no mercado brasileiro.

SEPHORA
A multinacional Sephora continua a construir um negócio de bases sólidas no Brasil, com vistas para o longo prazo, mas cujos impactos positivos sob o mercado brasileiro acontecem em tempo real. As nove lojas já inauguradas, em um prazo de pouco mais de um ano, estão ajudando o mercado brasileiro de distribuição seletiva a se desenvolver numa velocidade muito acima do normal. A operação de e-commerce, segue sendo a mais afinada e poderosa de todo o mercado, com a capacidade de manter uma política de preços e portfólio mais agressiva, abrindo inclusive espaço para marcas locais, sem que isso tenha efeitos negativos sobre a operação de lojas físicas, uma tarefa complicada que até aqui vem sendo cumprido com muita competência.



Produtos finalistas da 21ª edição do Prêmio Atualidade Cosmética
 

TRATAMENTO CORPORAL
Coppertone Sport Pro Series Continuous Spray, MSD
Esfoliante Corporal com Extrato de Oliva, Jafra
HidratSolution Peles Secas, Adcos
Linha de Loções Hidratantes Corporais, Weleda
Loção Corporal ultrahidratante TotalCare 105, Allergoshop
Loção Hidratante Corporal Fabulous Chiffon, Eudora
Máscara Corporal de Lama Negra & Oliva, Racco
Nail Force, Dermage
S. Óleo de Massagem Hot, Eudora
Slim Detox, Dermage

TRATAMENTO FACIAL
BB Cream, L´Oréal Paris
Code Repair, Dermage
Complexo Facial Noturno TimeWise, Mary Kay
DenseFiller 3D, Adcos
Filtro Solar Tonalizante
FPS 50 Duo Cake, Adcos
Gel Facial Reafirmante e Gel Reafirmante para Colo e Pescoço, Jafra
Improve F, Dermage
Linha Redutora de Primeiros Sinais de Rosa Mosqueta, Weleda
Revitalift TR10 Sérum, L´Oréal Paris
TimeWise Repair, Mary Kay

Participaram do júri destas categorias os seguintes profissionais: Alberto Keidi, Angel Lizárraga, Emiro Khouri, Evelise Bratfisch, Fernando Sanches, Jadir Nunes, Silvia Mussolini,Sônia Corazza, Tamara Ley, Vânia Leite.

BELEZA E HIGIENE DOS CABELOS
Botica, Bio Extratus
Charming Shampoo a Seco, Cless
Detox - Shampoo Anti-resíduos, The Beauty Box
Elséve Quera-Liso [MQ], L´Oréal Paris
Hair Mist, Eudora
Jenipapo do Cerrado,
L´Occitane au Brésil
Óleo Extraordinário Geléia Disciplinante Elséve, L´Oréal Paris
Pantene Age Defy, P&G
Pantene Brilho Extremo, P&G
Rehab - Linha com Argan para Reparação Absoluta, The Beauty Box

BANHO E HIGIENE
Double Joy - Duo Loção de Manteiga Hidratante, The Beauty Box
Hug Me Everyday - Loção Hidratante Luminosa com FPS 15, The Beauty Box
Kit Banho de Lua Lightner, Cless
Linha Aflorá Sabonetes
líquidos cremosos, Eudora
Mandacaru da Caatinga, L´Occitane au Brésil
Milk Touch, Nir Cosméticos
Nativa SPA Pitaya, O Boticário
Vitória-Régia da Amazônia - Flor da Noite, L´Occitane au Brésil
Loção Corporal Hidrasense 105, Allergoshop
Óleo Corporal Ultra hidratante Nativa SPA Frutoterapia, O Boticário

INFANTIL/ KIDS
Caramelo Divertido Cupcake Me, L´acqua di Fiori
Lilica Ripilica Beauty, Sweet Soap
Napolitano Chic Cupcake Me, L´acqua di Fiori
Sabonete Líquido que escreve Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre, Sweet Soap
Shampoo Suave Galinha Pintadinha, Betulla

Participaram do júri destas categorias: Antonio Carlos Hernandez, Carlos Machado, Edison Nakayama, Evelyn Kobayashi, Gillian Borges, Jordana Baptista, Luciana Azai, Paola Patriarca, Renata Ortolani, Ricardo Lopes, Roseli Grossmann, Ruthinha Cardoso, Sara Rodrigues, Sebastião Donizetti, Sueli Ortega.

LINHA/ COLEÇÃO DE MAQUIAGEM
Coleção de Maquiagem Divine Crystals, Eudora
Coleção de Maquiagem, Mary Kay
Duoshine Glam Luzes, Racco
Intense - Coleção Pop Colors, O Boticário
Linha de Compactados Vult, Vult Cosmética
Make B. Black Crystal Collection, O Boticário
Quarteto de Sombras Luzes, Racco

INOVAÇÃO EM PRODUTO DE MAQUIAGEM
BB Cream Hidracolors, Árago
Corretivo Facial de Imperfeições, Jafra
Delineador Carbon Black, Racco
Eco Makeup Remover, Oceane
Hastes Removedoras de Maquiagem, Oceane
Make B Base Pó Mineral, O Boticário
Revlon Photo Ready Primer, Revlon

MAQUIAGEM - DISTRIBUIÇÃO SELETIVA
A Different Nail Enamel, Clinique
Base Naked Weightless Ultra Definition Liquid Makeup, Urban Decay
Chubby Stick, Clinique
Stay-Matte Oil Free Makeup, Clinique
Estojo de Sombras Naked Basics Palette, Urban Decay
Máscara de Cílios Outrageous Volume, Sephora
Pore Refining Solutions Instant Perfecting Makeup, Clinique
Pré-Maquiagem Veil Mineral Primer SPF 15, Hourglass
Sephora Collection Medium Shopping Bag, Sephora

Participaram do júri destas categorias: Duda Molinos, Célia Boucault, Mirian Herrera, Sandra Lubrano,
Ana Herrera, Simone Mino, Marcus Vinícius, Paty Grau.


AVALIAÇÃO DE PERFUMARIA FOI REALIZADA EM DUAS FASES
No caso das categorias de perfumaria, o processo de avaliação foi realizado em duas etapas. Na primeira fase, o júri deu nota apenas para aspectos olfativos da fragrância. Todos os perfumes inscritos foram reenvasados nos laboratórios da Lange, uma das maiores terceirizadoras do mercado de cosméticos brasileiro, e recodificados pela organização do Prêmio Atualidade Cosmética. Na sequência, as 20 fragrâncias mais bem avaliadas na primeira fase, foram apresentadas aos jurados, que deram suas notas em critérios como conceito e embalagem. Os finalistas foram os produtos que obtiveram as melhores médias entre as duas fases, conforme a lista abaixo:

PERFUMARIA LATINO-AMERICANA FEMININA
Beauty Red, Ésika
Dance to Life, Mary Kay
Floratta Cerejeira em Pétalas, O Boticário
Jenipapo do Serrado, L´Occitane au Brésil
Linda Inspiração, O Boticário
Mandacaru da Caatinga, L´Occitane au Brésil
Oh! Red, Cy.Zone
Ototemo Happy, L´acqua di Fiori
Party Rock, L´acqua di Fiori
Vitoria Regia - Flor da Noite, L´Occitane au Brésil

PERFUMARIA LATINO-AMERICANA MASCULINA
Advanced, Cy.Zone
Alliance Carlos Benaim, Cannon Puntana
Coffe Man Passione, O Boticário
Dorsay Class, Ésika
Golf Sport, L’acqua di Fiori
Malbec Absoluto, O Boticário
Quasar Quest, O Boticário
Surf Sport, L’acqua di Fiori
Tennis Sport, L’acqua di Fiori
Valferra Spirit, Jafra

Participaram do júri desta avaliação: Alessandra Tucci, Viviane Kanô, Mônica Rosseto, Daniela Ester Ferreira, Denise Isaque, Eliakim Simões, Enilce Maurano Oetterer, Marta Bagolim, Sara Gonçalves, Letícia Bueno.

PERFUMARIA INTERNACIONAL FEMININA
1969 Woman, GAP/Passion
Burberry Body EdT,
Burberry/Vizcaya  
CK One Shock Street Edition For Her, Calvin Klein/RR  
DOT, Marc Jacobs/RR   
Eau de Lacoste Pour Femme, Lacoste/RR  
Fame, Lady Gaga/Frajo  
Jour d’Hermès, Hermès/Vizcaya  
L’Amour, Lalique/Royal Opera   
Pleats Please, Isey Miyake/RR  
The One Desire, Dolce & Gabbana/RR      

PERFUMARIA INTERNACIONAL MASCULINA
Avant Garde, Lanvin/Vizcaya
Bulgari Man Extreme, Bvlgari/Vizcaya  
CK One Shock Street Edition For Him, Calvin Klein/RR   
Gucci Guilty Black Pour Homme, Gucci/RR  
Jaguar Classic Red, Jaguar/Royal Opera  
Jaguar Excellence, Jaguar/Royal Opera  
Joop! Homme Wild, Joop/RR  
Hommage A L’Homme, Lalique/Royal Opera  
Soul, GAP/Passion  
Victorinox Classic Icon, Victorinox/Royal Opera  

Participaram do júri destas categorias: Bel Ascenso, Bruno Henrique Froés, Cristina Brito, Léa Dinart, Lenita Assef, Letícia Bueno, Márcia Santana, Natália Mendes Reghiane Barbosa, Silvia da Cruz Costa.


ESCOLHA DAS FRAGRÂNCIAS FINALISTAS PARA O TROFÉU APARÍCIO BASILIO FOI FEITA TOTALMENTE IN BLIND
Para chegar aos finalistas do Troféu Aparício Basílio da Silva - Criação Perfumística Nacional nas versões masculina e feminina, os auditores da PwC, levaram em conta as 10 melhores notas da avaliação olfativa às cegas, de todos os perfumes femininos inscritos na categoria de perfumaria  latino-americana. Outros 10 foram selecionados para o ranking de criações masculinas. Todas as fragrâncias inscritas foram reenvasadas nos laboratórios da Lange Cosméticos.

Confira a relação completa com os criadores e criações finalistas:

TROFÉU APARÍCIO BASILIO DA SILVA - Criação Perfumística Latino-Americana Feminina

Perfumista: Steve De Mercado  
Criação: Dance to Life, Mary Kay
Casa de fragrância: Fragrance Resources

Perfumista: Eurico Mazzini  
Criação: Evolution Rose, L´acqua di Fiori
Casa de fragrância: Drom

Perfumista: Alexandra Carlin  
Criação: Floratta Cerejeira em Pétalas, O Boticário
Casa de fragrância: Symrise

Perfumista: Christelle Laprade, Carlos Vinals, David Apeal e Philippe Roques
Criação: Linda Inspiração, O Boticário
Casa de fragrância: Symrise

Perfumista: Cleber Bozzi  
Criação: LOV, Racco
Casa de fragrância: Takasago

Perfumista: Sophie Truitard
Criação: Mandacaru da Caatinga, L´Occitane au Brésil
Casa de fragrância: Mane

Perfumista: Napoleão Bastos Jr. e Marion Costero  
Criação: Oh! Red, Cy.Zone
Casa de fragrância: IFF

Perfumista: Sandra Casagrande  
Criação: Ototemo Happy, L´acqua di Fiori
Casa de fragrância: Givaudan

Perfumista: Olivier Paget
Criação: Overdose Women, Racco
Casa de fragrância: Mane

Perfumista: Carolina Sabas  
Criação: Pink Diamonds, Mary Kay
Casa de fragrância: Givaudan

Perfumista: Fátima Albino 
Criação: Samba, Olore
Casa de fragrância: Art´s Essências


TROFÉU APARÍCIO BASILIO DA SILVA - Criação Perfumística Latino-Americana Masculina

Perfumista: Clito Hoedcke  
Criação: Advance, Cy.Zone
Casa de fragrância: Symrise

Perfumista: Carlos Benaim  
Criação: Alliance Carlos Benaim, Cannon Puntana
Casa de fragrância: IFF

Perfumista: Elisabeth Maier  
Criação: City, Racco
Casa de fragrância: Robertet

Perfumista: Verônica Casanova  
Criação: Coffee Man Passione, O Boticário
Casa de fragrância: IFF

Perfumista: Pascal Gaurin  
Criação: Dorsay Class, Ésika
Casa de fragrância: IFF

Perfumista: Guillaume Flavigny  
Criação: Golf Sport, L´acqua di Fiori
Casa de fragrância: Givaudan

Perfumista: Cleber Bozzi
Criação: Overdose Men, Racco
Casa de fragrância: Takasago

Perfumista: Verônica Casanova
Criação: Quasar, Quest
Casa de fragrância: IFF

Perfumista: Carmita Magalhães  
Criação: Surf Sport, L´acqua di Fiori
Casa de fragrância: Firmenich

Perfumista: Eurico Mazzini
Criação: Tennis Sport, L´acqua di Fiori
Casa de fragrância: Drom

Participaram do júri desta avaliação: Alessandra Tucci, Viviane Kanô, Mônica Rosseto, Daniela Ester Ferreira, Denise Isaque, Eliakim Simões, Enilce Maurano Oetterer, Marta Bagolim, Sara Gonçalves, Letícia Bueno.


PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PRÊMIO ATUALIDADE COSMÉTICA, LIGUE PARA (11) 3392-2584, ou mande um e-mail para premioatualidadecosmetica@cusmaneditora.com.br .

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