A sensação de estar em casa

O novo centro-criativo da IFF no Brasil celebra a união perfeita entre a modernidade tecnológica e o bem-estar com a natureza.

A casa de fragrâncias norte-americana IFF está de casa nova. E que casa! Localizada em Santana do Parnaíba, município vizinho de seu endereço anterior, em Alphaville, a empresa optou por um projeto arrojadíssimo de construção de uma sede high tech, na qual, agora, passam a se concentrar todos os departamentos da empresa. Do lançamento da pedra fundamental da obra até a colocação do último dimer digital do sofisticado sistema de ar condicionado do prédio foram menos de dois anos, ao longo dos quais cerca de R$ 30 milhões saíram dos cofres da multinacional norte-americana para conclusão do projeto.

Antes de darmos início à obra em Santana do Parnaíba, analisamos a possibilidade de expandirmos nossas instalações por meio da construção de um anexo ao nosso prédio em Alphaville, uma vez que as maiores prioridades eram trazer para perto da gente a nossa equipe de criação de aromas, que antes ficava em Taubaté e, é claro, proporcionar uma ampliação para nossa área de fragrâncias, dentro de um novo layout. Mas aí, começamos a pesquisar o custo-benefício entre reformar o prédio antigo, com 20 anos de uso ou mais e optamos por erigir um edifício totalmente inovador, conta Dionisio Ferenc (foto), diretor-geral da IFF no Brasil.

Por dentro da natureza
Desde o início do projeto, a intenção dos donos da casa era criar um prédio com características bem naturais, que fosse muito mais parecido com uma casa do que, propriamente, com um laboratório. Mas, é lógico, ele precisava integrar de forma inteligente as necessidades técnicas às modernas plataformas de negócios e de atendimento da companhia.

Assim, a alternativa mais adequada em termos arquitetônicos foi colocar a área de Avaliação para os consumidores logo na entrada do edifício, ao lado de um maravilhoso jardim e próxima, também, às salas de reunião e um inusitado salão de cabeleireiro. Já no primeiro andar, foram colocados os times do Comercial, do Marketing e de Atendimento, bem como os setores responsáveis pela avaliação de fragrâncias e aromas.

Tudo aqui foi pensado de forma a unir design e essências para estimular o processo criativo. Dependendo da localização de algumas salas, nossos colaboradores terão a oportunidade de observar a natureza como se fosse uma obra de arte. Quanto ao jardim, pensamos em algo bem diferente, espaçoso, com variados tipos de flores e além de tudo, que fosse orgânico. Isso acaba transmitindo uma paisagem bastante aconchegante, explica o diretor-geral da IFF.

Está explicado, então, porque essa paisagem contempla, de maneira muito especial, as salas do Marketing, de Vendas e de Pesquisa com o Consumidor. Afinal de contas a interação dessas áreas com a de Criação tem que ser muito estreita, para que as horas passadas em discussões sobre a validade de uma determinada fragrância ou aroma, no comparativo com outras e outros se dê num ambiente neutro, de tranquilidade absoluta e, sobretudo, no qual a natureza se manifesta de maneira muito próxima.

Ar condicionado inteligente
Somados a essas características empiricamente naturais e quase domésticas – uma vez que, pouco depois de entrar nele, qualquer pessoa se sente em casa – os atributos high tech do novo prédio-sede da IFF se manifestam de múltiplas formas. Uma das mais eloquentes diz respeito ao seu moderno sistema de ventilação e circulação de ar, cujo planejamento e execução consumiu, em valores, algo equivalente a 25% do investimento total da edificação.

O projeto integra o que de mais avançado existe no mundo em termos de ar condicionado porque precisávamos de uma solução que unisse um sistema imune a contaminações e que, ao mesmo tempo, mantivesse a temperatura adequada dentro do prédio para os colaboradores e, ainda, não fosse agressiva para o meio ambiente, conta Dionisio Ferenc.

Aliás, o executivo acrescenta que os equipamentos instalados já foram superdimensionados para suportar, sem problemas, uma bastante provável expansão da área do prédio ao longo dos próximos anos: Podemos ampliá-la em 15% a 20%, de maneira modular, muito rapidamente, garante. E se o mercado de fragrâncias e aromas no Brasil continuar reagindo da maneira como a IFF prevê, isso pode acontecer mais cedo do que se pensa.

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