Beleza que sai da caixa

The Beauty Box, quinta unidade de negócios do Grupo Boticário, inaugura uma nova proposta de relacionamento entre as perfumarias seletivas, o mercado e as consumidoras

O dia 07 de novembro foi muito importante para o Grupo Boticário. E, a exemplo de todas as movimentações que vem realizando ao longo dos últimos anos, foi também uma data de importância ímpar para todo o mercado. Tudo porque, nesse dia, o seu presidente Artur Grynbaum, junto com sua incansável equipe, revelaram ao mundo mais um de seus segredos guardados a sete chaves, mas que, de certa forma, todo mundo mais ou menos já esperava: a entrada do grupo no varejo de perfumes e cosméticos multimarca.

Surpresa mesmo tiveram os privilegiados clientes das duas primeiras lojas da rede, quando as portas da The Beauty Box foram abertas naquela mesma data – uma no Shopping Mooca, na capital paulista, e outra no Shopping Center Vale, em São José dos Campos –, revelando o formato absolutamente deslumbrante do novo empreendimento. E isso foi só o começo: até o final do ano de 2012 seriam inauguradas outras quatro, sendo mais duas na capital paulista, uma em Campinas e uma, ainda, em Ribeirão Preto.

A The Beauty Box nasce como a quinta unidade de negócios do Grupo Boticário. Além da tradicional O Boticário, a companhia conta ainda com as marcas de maquiagem Eudora, com foco em venda direta e atuação multicanal, e quem disse berenice?, concebida para priorizar a experiência de compra com uma ampla gama de cores e produtos. A Skingen fecha o grupo, com produtos voltados para o combate e prevenção ao envelhecimento facial.

“O Brasil nos impulsionou a fazer isso. Fomos alimentados ao longo dos últimos 35 anos com muitas experiências e ideias. E, em 2010, quando formatamos o Grupo Boticário, já tínhamos esse compromisso de assumir diferentes frentes de trabalho. E uma delas era exatamente essa de facilitar o acesso aos produtos importados”, resume Artur Grynbaum. Para ele, aliás, a inauguração da The Beauty Box tem um gostinho de volta às origens, uma vez que tanto ele quanto Miguel Krigsner, fundador d’O Boticário, começaram no varejo com lojas de confecção de roupas. “E uma loja de varejo tem que ter branding também, Falo isso há mais de 20 anos. Nossa proposta, então, é construir uma marca de varejo bastante forte, com excelentes produtos dentro, bons para nós e para os fornecedores e, é claro, atendendo os consumidores com preços adequados”, reforça o presidente do grupo.

Convivência produtiva
Com uma atmosfera aconchegante e uma porção de gavetas cheia de segredos femininos – mas, vale registrar, que também guarda espaço para uma completa linha de produtos para os homens –, The Beauty Box reúne os melhores itens globais que são unanimidade entre as mulheres quando se fala em cosméticos, esmaltes, maquiagem e perfumaria. Esse novo universo de possibilidades reúne 60 das melhores marcas de produtos, entre itens nacionais e importados, em dez categorias selecionadas a dedo: perfumaria, maquiagem, unhas, cuidados para o rosto, corpo e banho, cabelos, mamães e bebês, solares, além de acessórios e produtos masculinos.

Assim, nas novas lojas grifes internacionais como Shiseido, Dior e ArtDeco dividirão o mesmo espaço com concorrentes nacionais, com itens vendidos a preços menores, como Duda Molinos e Vult. As novidades se estendem à linha de esmaltes, com a presença de marcas como Mavala, O.P.I e Lancôme. Artigos para cabelos, corpo e banho, e itens voltados especificamente para o público masculino também serão vendidos, assim como um robusto portfólio de perfumes. Isso sem falar nas marcas  do próprio Grupo Boticário: Eudora e Quem disse Berenice?, que também fazem parte do mix de algumas lojas da nova rede.
Inseridos numa proposta de layout caprichada e organizados em boxes de acrílico, os produtos podem ser facilmente encontrados graças à sua disposição ordem ordem alfabética. E, caso tenha alguma dificuldade, os consumidores da The Beauty Box também podem contar com uma equipe preparada para indicar os melhores produtos para as nossas necessidades.

“O mix da The Beauty Box é surpreendentemente diferente e, sobretudo, democrático. Por exemplo, em nossas prateleiras temos desde um hidratante da marca Korres, vendido a R$ 18,90, até um de R$ 65,00, da La Façon. E, diferentemente de outras lojas tradicionais de perfumaria, que trabalham basicamente pele, cabelo e make-up, temos outras categorias, como a de Bath & Body ou a de acessórios, com preços mais acessíveis, que acabam gerando tráfego no ponto de venda”, explica Adriane Morgenstern, gerente de Marketing da The Beauty Box. E, ainda segundo ela, outra forma de trazer tráfego às lojas será, naturalmente, o investimento em marketing e em mídia – capazes de gerar awareness para a marca –, e que deverão ser grandes.

Sem dúvida, convencer os importadores e, principalmente, os fabricantes internacionais a compor esse mix democrático não deve ter sido tarefas mais fáceis. Mas o famoso e irresistível “toque de Midas” do Grupo Boticário na promoção de recorrentes sucessos de mercado pesou muito nessa decisão. Tanto é assim, que a The Beauty Box, após contatar diretamente uma série de outros fornecedores internacionais antes de dar o start no projeto, espera só a chegada de 2013 para encher o espaço de suas lojas com badaladas marcas como Jack Black e Stafford, entre outras. “Não queremos ter no PDV apenas os blockbusters, mas também as marcas inovadoras, que nem todo mundo conhece, para configurar nele esse wall effect”, pontua Adriane.

Para se perder e se encontrar
Uma análise rápida demonstra que outro diferencial da The Beauty Box reside na relação que a própria estrutura do negócio foi criada para aproximar o ponto de venda ao consumidor. Breno Salek, diretor de Marketing e Vendas do novo empreendimento do Grupo Boticário deixa isso bem claro ao enfatizar que o grande desafio pra a materialização dessa proposta foi construir uma marca que se relacionasse com as pessoas por meio de dicas de beleza, curiosidades sobre produtos e marcas e especialmente através da experiência no ponto de venda. A partir disso veio a ideia de “box”, ou seja, ter gavetas nas lojas. “Gavetas que costumam guardar os segredos de beleza das mulheres. Presentes em todo o ambiente da loja, elas têm como objetivo remeter as consumidoras a esse universo da intimidade do quarto, abrindo as portas (ou as gavetas!) para esta nova experiência no mundo da beleza”, afirma.

Nesse cenário, entender a dinâmica da mulher atual e gerar confluências não só para atendê-la com também para transformar o ato da compra de perfumes e cosméticos numa experiência de liberdade, ainda mais agradável do que já é. Ou que, pelo menos, deveria ser. “As mulheres de hoje são complexas. Essa história de que a vida é extremamente atribulada, de que elas são pressionadas e que tem que se virar para desempenhar inúmeras tarefas traduz apenas uma visão superficial. Na verdade, as mulheres são muito orgulhosas de si e cientes da ‘delícia de ser mulher’. E o que as mulheres esperam de uma loja de cosméticos, basicamente, é serem bem tratadas ali e manter com uma relação respeitosa, sim, mas também profunda e carinhosa”, destaca André Faber, diretor de Novos Negócios do Grupo Boticário.

Segundo ele, entretanto, isso não vinha sendo feito, porque os ambientes das perfumarias multimarca no Brasil são frios, o atendimento é distante e os vendedores, na maciça maioria dos casos, olham as consumidoras de cima para baixo. “Tal fato é simples e verdadeiro, mas, até agora, não havia uma solução para ele. E a The Beauty Box chegou para dar essa solução simples e verdadeira, criando na loja a possibilidade de as consumidoras terem ali uma experiência de liberdade gostosa e diferente de tudo que já haviam experimentando. Ou seja, ali elas sabem que podem ter um lugar para se perder e para se encontrar, transformando sonhos em realidade nessa ‘caixa’ de beleza muito especial”, acrescenta o executivo.

E essa experiência tem tudo para se tornar algo ainda melhor. Isso porque já em meados de 2013 está prevista a expansão do negócio para a web. Com isso, a marca de varejo garantirá a consumidores de qualquer parte do Brasil o poder de escolha e compra de qualquer um dos cerca de 7.000 produtos globais, concentrados em seu canal de e-commerce, o site da marca.

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