Clássicos da Perfumaria - Lily Essence, O Boticário: Tradição aliada ao pioneirismo

Clássicos da Perfumaria - Lily Essence, O Boticário: Tradição aliada ao pioneirismo
Com o eau de parfum Lily Essence, O Boticário atingiu um novo patamar de sofisticação e luxo na perfumaria brasileira


Em meados dos anos 2000, o mercado brasileiro de perfumaria experimentava uma nova onda de sofisticação. As principais empresas do setor, a cada novo lançamento, buscavam incorporar novos elementos e contar histórias que aproximassem esses novos produtos cada vezes mais da perfumaria de luxo internacional. Em meio a essa escalada, seria natural que tivéssemos um perfume, um eau de parfum (EdP) para chamar de nosso. Em meio a essa escalada, O Boticário resolveu resgatar na história da perfumaria, o storytelling perfeito para sua criação mais luxuosa até então: Lily Essence, lançado em 2006.

Antes de seguir, vale uma observação. Lily Essence não é, de fato, o primeiro eau de parfum de uma grande marca brasileira. Esse título pertence ao Perfume do Brasil Breu Branco, de Natura Ekos. Mas, esse perfume foi lançado em 2003, dentro de um contexto muito particular da linha Ekos, quase que um evento em si mesmo. E não é possível dizer que o seu lançamento tenha influenciado outras empresas a correrem ao mercado para lançarem seus próprios EdP's.

Para criar Lily, O Boticário resgatou na tradição da perfumaria francesa alguns métodos antigos de extração dos óleos essenciais. No caso desta fragrância em particular, o óleo da flor de lírios stargazer. Chamada de Enfleurage, a técnica consiste em cobrir as flores com gordura (nos dias atuais, gordura vegetal, mas na tradição era utilizada a gordura animal). Uma vez aplicada, coloca-se essa junção de gordura e flores sobre uma placa de vidro, repondo as pétalas das flores diversas vezes até que se obtenha o cheiro desejado. Então, essa junção é embebida de álcool e dissolvida. O resultado, após a evaporação do álcool, é o desejado óleo essencial. 

Para adaptar as formas tradicionais de produção para a realidade atual, pela primeira vez foi estabelecido o cultivo dos lírios especialmente para a fabricação da fragrância, na cidade de Holambra, tradicional polo floricultor no interior de São Paulo. A colheita vai de lá  diretamente para a fábrica do Grupo Boticário, no Paraná. Uma vez que as flores chegam ao complexo d'O Boticário, o processo artesanal de extração do óleo essencial da flor logo se inicia.

Os perfumistas da IFF, a brasileira Verônica Casanova e o francês Yves Cassar criaram uma composição floral oriental, com notas de fundo de patchouli, âmbar e sândalo, dando uma moldura mais amadeirada para a fragrância e ressaltando todo o bouquet floral utilizado em seu corpo. As notas de topo, compostas por um misto de pimenta rosa, damasco, tangerina e pêssego. "Meu desejo foi criar uma fragrância sofisticada e única. Busquei trazer a inovação através da união e sinergia de matérias-primas raras e naturais. O resultado foi um perfume marcante, com muita personalidade, que resgata a magia da perfumaria", afirma Verônica Casanova. 

Para embalar a luxuosa composição olfativa, O Boticário escolheu um frasco importado da França, quadrado e bastante pesado e com cavidades que lhe davam um aspecto ainda mais sofisticado. O frasco original foi substituído pelo atual em 2014. Já a válvula pump era uma atração à parte. Com seu visual vintage, era o toque perfeito para compor o visual a um só tempo clássico e moderno de Lily Essence. Infelizmente, a primeira versão dessa tecnologia não garantia uma vedação adequada, fazendo com que o perfume evaporasse em alguns casos, e oxidasse em tantos outros. Ela foi trocada por uma versão mais moderna junto com o novo frasco. 

Lily Essence, por muito tempo não foi um blockbuster, tendo mantido um patamar estável na casa dos 200 mil frascos por ano, de acordo com fontes do mercado. Com o advento da venda direta da marca esse número subiu para cerca de um milhão de unidades, em 2014, de acordo com as mesmas fontes. "A mulher, ao usar o perfume, vivencia um raro sonho de beleza e elegância a qualquer momento e em qualquer lugar", finaliza Yves Cassar.
}

Comentários ()

Notícias relacionadas

Blogs

Tags