Corpo e mentes abertos

Corpo e mentes abertos
Mintel indica que produtos para momentos específicos do dia, multifuncionais e novos formatos representam oportunidades no mercado brasileiro de cosméticos para o corpo

O relatório Mintel de Produtos para Cuidados com o Corpo, de 2015, revelou que 53% dos brasileiros usam diariamente produtos corporais, enquanto que 24% afirmam usar produtos para as mãos e 12% dizem usar produtos para os pés todos os dias. Um dos obstáculos para um maior uso de produtos exclusivamente para as mãos e pés pode ser exatamente o que é revelado pela atual pesquisa, presente no relatório Produtos de Cuidados com o Corpo de 2016: ela demonstrou que 19% dos usuários de produtos corporais dizem passar nas mãos e pés os mesmos produtos que passam no corpo.

O estudo atual mostrou igualmente que os brasileiros usam certos produtos corporais em diferentes ocasiões, como pela manhã ou pela noite. Portanto, produtos desenvolvidos para momentos específicos do dia poderiam atender a essas necessidades de consumo. Produtos para os pés, de acordo com a pesquisa, são utilizados mais à noite, então criar produtos com benefícios relaxantes para esta área poderia atrair os consumidores.

A pesquisa Mintel de 2015 também indicou que 27% dos brasileiros usam cremes para as mãos depois de lavar pratos. Assim, há uma oportunidade para incentivar o uso de cremes para as mãos depois de tarefas domésticas.

Atração de produtos multifuncionais

A  amostragem mostrou ainda que as mulheres com idade entre 16 e 24 anos são mais propensas do que as mulheres com idade de 35 ou mais a considerar que o uso de produtos corporais multifuncionais é mais eficaz do que usar vários produtos: essas jovens representam 24%, em comparação com 16% das consumidoras com mais de 35 anos. Apesar disso, mulheres com 35 anos ou mais usam produtos multifuncionais tanto quanto as mulheres com idade entre 16 e 24 anos: elas representam 70%, em comparação com 69% daquelas entre 16 e 24 anos, revela a pesquisa.

Isso indica que as mulheres com 35 anos ou mais usam um único produto com diversos benefícios, porém não consideram seu uso mais eficaz do que usar vários produtos. Para garantir que os produtos corporais multifuncionais sejam mais atraentes para essas mulheres, as marcas poderiam explorar benefícios que elas busquem nesse tipo de produto. A pesquisa revelou, por exemplo, que mais de metade dessas mulheres (51%) considera que um produto hidratante é aquele rapidamente absorvido pela pele, enquanto 40% concordam que um hidratante é aquele que deixa um toque aveludado na pele. Comunicar esses atributos nas embalagens pode atrair essas consumidoras mais maduras e incentivá-las a comprar.

A pesquisa Mintel revelou também que as mulheres com idade entre 25 e 34 anos são mais propensas a experimentar novos formatos.  Um quarto delas (24%) concorda com a afirmação “gosto de experimentar produtos em diferentes formatos”, em comparação com 18% das mulheres com idades entre 16 e 24 anos e 13% das mulheres com 35 anos ou mais.

Ao trazerem ao mercado produtos inovadores, as marcas também poderiam lançar linhas de extensão com novos formatos, a fim de atrair mulheres com idade entre 25 e 34 anos. Um exemplo desse sucesso é a máscara para pés Lovemore Mint Essence Refreshing Foot Mask, lançada em dezembro de 2015 na China. Em forma de meias, a máscara tem extrato de hortelã e promete eliminar odores e refrescar os pés. Outro exemplo é a Terre d'Oc 1. 2 .. 3 ... Sommeil Fleur de Lavande Bougie de Massage, uma vela para massagem corporal lançada na França em outubro de 2015, desenvolvida para dar harmonia ao corpo e acalmar a mente.

Mintel

A Mintel é a agência líder mundial em inteligência de mercado. Por mais de 40 anos, as análises da Mintel, feitas a partir de pesquisa de mercado com dados da mais alta qualidade, têm impactado no sucesso de nossos clientes. Com escritórios em Chicago, Nova York, Londres, Sydney, Xangai, Tóquio, São Paulo, Mumbai, Munique, Kuala Lumpur, Toronto, Belfast e Singapura, a Mintel moldou uma reputação de uma marca mundial renomada.
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