Da alquimia ao negócio sustentável

Da alquimia ao negócio sustentável
Um projeto escolar para uma aula de química serviu de ponto de partida para a criação de uma marca de perfumaria. Criada há pouco mais de um ano e meio, a Enzo Salvatore, nome do estudante, teve como ponto de partida a atração que o universo dos perfumes exerceu sobre ele e sua família - empresários da área industrial - nesse processo. Tanto que o projeto ganhou a premiação da escola.

Apesar da inspiração estudantil, o negócio foi criado como uma empresa de verdade, com proposta de valor e planejamento estratégico que o permita navegar num mercado competitivo como o de beleza. Para estabelecer o planejamento, os sócios recrutaram a executiva Ana Lu Monaco, para ser a diretora de Marketing. Consultora com especialização na área de inovação digital, Ana Lu atuou por seis anos na área de inovação de negócios nas operações da Natura na França e na América Latina.

O posicionamento da marca no mercado segue o padrão oferecer a melhor qualidade por um preço acessível. O padrão alto no caso é medido pela qualidade dos ingredientes utilizados e pela concentração da fragrância em 20%, que garante um lasting médio de seis horas na pele, segundo a executiva. A escolha das notas recaiu, em boa medida, por aquelas mais afeitas ao gosto do brasileiro, embora a marca tenha algumas criações diferentes para os padrões da perfumaria brasileira atual, como a versão masculina Soffisticato, que traz uma composição com notas de fava de baunilha e pimenta. Na frente do custo, para garantir uma melhor equação, a empresa usa frascos padronizados para todas as suas 11 fragrâncias, seis femininas e cinco masculinas. Cada fragrância da marca é vendida na loja da marca por R$ 200,00 (100 ml) e R$ 140,00 (50 ml). 

Estabelecendo os canais de venda
Atualmente, os perfumes podem ser encontrados na loja da marca, no bairro de Moema, na capital paulista. Mas, nos próximos 18 meses, a marca espera estar posicionado em um número bem maior de portas. A empresa começou o trabalho pelo interior de São Paulo, onde já estabeleceu distribuidores e tem prospectado perfumarias seletivas independentes. Até o final desse período, a marca espera estar presente em 150 portas na região, além de estabelecer sua presença nos marketplaces e adentrar em algumas redes de lojas de departamento.

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