De volta ao jogo, de novo

De volta ao jogo, de novo
Desde o final dos anos 1990, a tradicional marca Pierre Alexander - que teve o seu auge nos anos 1980 - vive movimentos de retomada dos neg贸cios.

Em 2010, M谩rcio Mansur e Eduardo Luppi, executivos de sucesso e ex-vice-presidentes na Natura, resolveram encarar o desafio de reconstruir os tempos de gl贸ria da empresa. O dinheiro era curto, de fato, mas faltava aos novos empres谩rios a real no莽茫o do que era tocar uma empresa pequena, com todas as suas priva莽玫es e restri莽玫es. "Meu salto de empreendedor mesmo foi h谩 tr锚s anos", reconhece Mansur, que assumiu a participa莽茫o de outros tr锚s s贸cios ao longo dos 煤ltimos anos e hoje 茅 o 煤nico acionista da empresa. Nesse processo, o empres谩rio recuou para fortalecer sua posi莽茫o na regi茫o Sul, em especial o Rio Grande, estado de origem da marca e que 茅 o segundo mais importante para a empresa, atr谩s apenas de S茫o Paulo.
 
O movimento estrat茅gico rendeu bons frutos para a empresa. Segundo Mansur, a companhia cresceu 20% em 2017 e 28% no ano passado. Para 2019 a proje莽茫o 茅 de mais um ano com 20% de crescimento. "Hoje, a Pierre Alexander est谩 no momento de achar o seu espa莽o", explica o empres谩rio. A empresa opera na venda direta monon铆vel, em alguns lugares com bin铆vel. Mas 茅 o m谩ximo at茅 o momento. "Eu sou um tradicionalista, daqueles que acredita nas reuni玫es de ciclo... O meu nicho 茅 o de manter o relacionamento. N贸s estendemos as m茫os para as consultoras come莽arem o seu neg贸cio, mesmo em dificuldades. Com as vicissitudes da vida, acredito que na hora que eu estendo a m茫o, a pessoa a estender谩 para mim depois caso precise", diz ele. Muito do crescimento da empresa nos 煤ltimos tr锚s anos 茅 decorrente de uma migra莽茫o de revendedoras que atuavam para outras marcas, notadamente a Avon, e que vieram 脿 Pierre Alexander em busca de um relacionamento mais pr贸ximo e pessoal. Agora, Mansur reconhece que esse movimento tamb茅m se deu em cima de pessoas que j谩 conheciam a marca. Por anos a empresa se manteve vendendo os mesmos produtos do seu portf贸lio, h谩 tempos sem um novo desenvolvimento.

A base de 14.600 consultoras da Pierre Alexander gera um pedido m茅dio com ticket de R$ 310. 脡 um n煤mero alto na venda direta, mas baixo para os padr玫es da empresa. Por isso, a retomada dos lan莽amentos representa uma oportunidade para elevar esse ticket.

O primeiro dos novos lan莽amentos da marca foi a fragr芒ncia Lygia, inspirada pela m茫e do empres谩rio. Mais do que uma nova fragr芒ncia, Lygia marca uma esp茅cie de renascer da marca no mercado. Ela n茫o muda o posicionamento de pre莽os da marca, que sempre operou nas faixas mais altas do mercado de venda direta, mas muda a forma de como nos apresentamos ao mercado. A Nos pr贸ximos meses, mais dois perfumes devem ser lan莽ados, al茅m de produtos de outras categorias e do redesenho de linhas tradicionais. Ser谩 um movimento importante para que a empresa saia do patamar atual de faturamento, de R$ 42 milh玫es, para os R$ 100 milh玫es at茅 o final de 2022. Mas esse crescimento s贸 ir谩 acontecer de forma controlada. "Como o custo do capital no Brasil 茅 extremamente elevado, 茅 preciso controlar o crescimento, para n茫o trocar os p茅s pelas m茫os", conclui.

Compartilhe

Comentários ()

© 2012 • Cosmética News. Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido por Index Software

Voltar ao topo