Uma nova pesquisa realizada pela Ecovia Intelligence, empresa de pesquisa e consultoria focada nos mercados de produtos naturais e orgânicos, aponta que o mercado nórdico de produtos naturais para cuidados pessoais deve fechar o ano com um crescimento saudável este ano. Segundo a empresa, a demanda do consumidor por esses produtos permaneceu dinâmica durante a pandemia de coronavírus. As vendas vêm crescendo a taxas de dois dígitos nos países da região, mesmo que o lockdown e as fracas condições econômicas tenham afetado os setores de varejo e o canal profissional.
Mais da metade das vendas de produtos de cuidados pessoais naturais nos países nórdicos se dá em varejistas, farmácias e supermercados especializados, o que fez com que ela sofresse menos do que os produtos de higiene e belez convencionais.
Na Dinamarca - maior mercado de produtos de higiene e beleza naturais da região nórdica - os produtos naturais representam aproximadamente 7% do mercado total, uma das farias mais altas dentre todos os países europeus.
O mercado finlandês deve experimentar um maior crescimento dos produtos de beleza natural nos próximos anos, impulionado pelo aumento na conscientização do consumidor sobre o uso de ingredientes químicos sintéticos em cosméticos, novos lançamentos e ampliação do canal de distribuição.
Número de lançamentos cresce
O aumento no número de lançamentos de cosméticos e produtos de higiene pessoal nos países nórdicos nos últimos anos é fruto do aumento no número de marcas locais que atuam nesse segmento. Se em 2008, a Ecovia identificava cerca de 20 players operado nessa faixa, agora, são mais de 50 marcas naturais e orgânicas nativas no mercado, sendo introduzidas por startups, mas também por grandes empresas de cosméticos e varejistas.
Criada em 1972, como uma pequena loja em Copenhagen, capital dinamarquesa, a marca Urtekram (cujos produtos são desenvolvidos em toda a Europa e em outros mercados internacionais, inclusive o Brasil), continua a liderar de mercado na região. Mas a sua participação no mercado vem sendo erodida justamente pela presença de novos concorrentes.Para a Ecovia, as marcas que estão vencendo no mercado serão as que se concentram em formulações limpas e têm como alvo segmentos de mercado específicos.