Entrevista :: Renata Barini (O Boticário)

Entrevista :: Renata Barini (O Boticário)
Uma das razões do sucesso dO Boticário é o cuidado que dispensa à construção e à elaboração de suas embalagens. A empresa de São José dos Pinhais, no Paraná, tem um histórico de boas realizações nesse sentido – um portfólio que, há cerca de um ano, vem sendo enriquecido com a atuação de sua nova gerente de Desenvolvimento de Embalagens, Renata Barini Rodrigues Alves.

Ao longo desse primeiro ano nO Boticário, a engenheira química Renata Barini teve que enfrentar muitos – mas interessantes – desafios. Entre eles, o de entender as necessidades e estabelecer um planejamento de médio e longo prazo para sua área, que, alinhado às expectativas e à cultura da empresa, pudesse assegurar os resultados esperados. Tudo isso porque a proposta dO Boticário sempre foi possuir e manter um departamento de embalagens muito bem estruturado e focado em ações de inovação. Nesta entrevista, você conhecerá um pouco mais do trabalho de Renata.

CosméticaNews: Pelo que sabemos, sua entrada nO Boticário, há cerca de um ano, teve como proposta dinamizar a área de embalagens e torná-la mais proativa dentro da empresa. Como tem sido essa experiência?
Renata Barini: Ao longo deste primeiro ano aqui nO Boticário, muitos foram os desafios: entender as necessidades e estabelecer um planejamento a médio e longo prazo, que, alinhado com as expectativas e cultura da empresa, pudesse assegurar os resultados esperados. A proposta dO Boticário sempre foi possuir um departamento estruturado e focado em ações de inovação.

CosméticaNews: Você teve alguma surpresa ao longo desse período?
Renata Barini: Uma coisa que me surpreendeu desde que cheguei aqui foi o desejo e a necessidade constante de melhorar e crescer. Isso contribui muito, mas sabemos que, quando falamos de melhoria contínua, são muitos os desafios. Afinal são processos e pessoas com diversas áreas de interface e uma cadeia de fornecimento. Assim, nem sempre os resultados são alcançados em curto prazo. Os desafios ainda não foram vencidos, mas estamos cientes das nossas necessidades, com um planejamento que sustente a trajetória de crescimento da empresa.

CosméticaNews: Na prática, quantos e quais foram os projetos já implementados desde que você chegou à empresa?
Renata Barini: Buscamos um diferencial competitivo e, nesse sentido, foram muitos os projetos que desenvolvemos com menor ou maior complexidade, cada um com seus níveis de desafios específicos. Durante o ano em que estou aqui posso destacar o projeto do produto ZAAD, o primeiro Eau de Parfum masculino lançado pelO Boticário, um projeto de alta complexidade e que trouxe grandes desafios, pelo diferencial da embalagem, composta por diferentes materiais e acabamentos, para atender ao conceito do produto.

CosméticaNews: Durante esses desenvolvimentos, houve resistências ou situações que você considerou como grandes desafios?
Renata Barini: Não encontrei resistências, mas aprendizados e oportunidades, que exemplificam as necessidades de constante adequação e flexibilidade requeridas durante o desenvolvimento de projetos. E nosso foco está exatamente nessas oportunidades, e em estar preparados para uma demanda crescente no número e diferenciação de novos produtos.

CosméticaNews: Como está constituída a sua equipe no Boticário? E como vocês interagem internamente com os outros departamentos da empresa para desenvolver as soluções de embalagem?
Renata Barini: Temos uma equipe composta por pesquisadores, analistas e arte finalistas, que totalizam um time de 12 colaboradores. Todos trabalham em times multifuncionais, interagindo constantemente com as principais áreas de interface: Marketing, P&D, Suprimentos, Planejamento, Engenharia e Produção. Entendemos que cada vez mais essa interação favorece os bons resultados, seja em termos de qualidade seja em termos de recursos investidos em desenvolvimento. Na busca de soluções de embalagem é importante mencionar, também, o papel e interação com nossa cadeia de fornecedores, que precisam cada vez mais estar alinhados à nossa cultura e necessidades.

CosméticaNews: No que diz respeito ao design, vocês utilizam os serviços de agências externas também?
Renata Barini: Sim, na maioria das vezes utilizamos serviços de agências e designers brasileiros e internacionais. O foco da nossa área de desenvolvimento de embalagem não é design de produto, mas temos essa competência em nossos profissionais e, quando possível ,prestamos esse serviço internamente.

CosméticaNews: Sem falar em peças e execuções especiais, vocês pensam em importar – ou já, efetivamente importam – embalagens de países como a China e Índia, por exemplo?
Renata Barini: Conforme já disse, O Boticário busca sempre a conquista de diferenciais competitivos para nossas embalagens e produtos, seja ele por meio da inovação, da qualidade ou do prazo de desenvolvimento, muitas vezes importante para acelerar uma reação necessária. Nesse sentido, temos desenvolvido alguns projetos com vários países, como a França. Temos acompanhando e estamos atentos, também, à movimentação de grandes empresas mundiais que estão se instalando na China.

CosméticaNews: Todo mundo tem que a embalagem tem uma influência muito grande na performance mercadológica de um produto. Mas quais são os termômetros que acusam que chegou a hora de fazer alguma coisa para alterá-la ou atualizá-la?
Renata Barini: Temos nO Boticário um processo de gestão de portfólio que nos sinaliza sobre qualquer necessidade de atualização num produto específico ou linha de produtos. Acompanhamos de perto as tendências nacionais e internacionais que nos ajudam a sustentar ou planejar alguma atualização, seja ela de caráter visual ou tecnológico.

CosméticaNews: Qual o peso da opinião dos consumidores e dos lojistas franqueados nesse processo de atualização do visual das embalagens? Como vocês fazem para ouvi-los?
Renata Barini: Para nós, as opiniões dos nossos franqueados e consumidores são fundamentais. Afinal, eles fazem parte da nossa cadeia e ditam nosso sucesso. Dessa forma, temos que aproveitar ao máximo essa relação de fidelidade e, assim, realizamos constantes pesquisas com consumidores e franqueados. Com toda certeza, isso tem sido uma das razões do nosso sucesso.

CosméticaNews: Quando vocês pensam em uma alteração ou mesmo na concepção visual da embalagem de um novo produto, qual a importância que vocês dão à questão da harmonização desse novo visual ao daquele do restante dos produtos que são comercializados nas lojas do Boticário?
Renata Barini: Trabalhamos com essa ótica. É fundamental ter uma proposta consolidada para obter um visual harmonizado. A exposição dos produtos em nossas lojas é, sem dúvida, um fator de grande preocupação e cuidado. As propostas visuais são desenvolvidas e implementadas com muita atenção, assegurando não somente a harmonia, como também o direcionamento estratégico da empresa.

CosméticaNews: Perfumes e cosméticos pertencem à mesma família, mas sabe-se que existem diferenças significativas na hora de tratar uma e outra categoria. No seu modo de ver, quais são as principais?
Renata Barini: Entendo que a embalagem é o corpo de um produto e devemos vesti-lo de acordo com o resultado desejado. Assim, para um perfume temos a preocupação de complementar a fragrância, e buscamos um design diferenciado que ajude a contar a história e o conceito desse item. Quando criamos a embalagem para um cosmético, nos preocupamos, também, com a diferenciação. Mas o foco está em como ele deve ser utilizado, e isso varia de produto para produto. Para definir uma embalagem para um creme corporal, por exemplo, precisamos saber quais são suas características, bem como as necessidades dos consumidores-alvo, para, então, recomendarmos a embalagem mais adequada.

CosméticaNews: Os produtos dO Boticário são vendidos para os mais diversos públicos, das mais diversas classes sociais. Qual a receita para criar soluções de embalagem que agradem a todas elas?
Renata Barini: Nossas embalagens são desenvolvidas em linha com o conceito e estratégia de cada categoria de produto, considerando seu público-alvo. Isso, alinhado com as pesquisas que fazemos, traduz o sucesso que temos obtido com nossos produtos. Assim, ao buscarmos uma embalagem, buscamos uma solução que atenda não só aos requisitos técnicos, mas que também agrade aos nossos consumidores.

CosméticaNews: Quais os materiais, tecnologias, cores e sistemas de embalagem mais atualizados que vocês estão utilizando na concepção das embalagens da empresa?
Renata Barini: NO Boticário, temos utilizado os mais diferentes materiais e tecnologias em nossas embalagens. E nosso foco tem sido em aplicar os recursos de acordo com o custo-benefício. Dessa forma, vimos trabalhamos como vidro, resinas plásticas como Surlyn, PET, ABS, e avançadas tecnologias de construção estrutural ou sistemas de acabamento, com texturas e efeitos diferenciados.

CosméticaNews: E em termos de tendências de materiais e de design, o que você vislumbra?
Renata Barini: Estamos sempre atentos às demandas e tendências de mercado, e vemos que cada vez mais o papel da embalagem é interagir, conversar com o consumidor. Definitivamente, o futuro segue nesse caminho, numa constante busca por materiais e designs diferenciados, que, mais do que cumprir a sua função básica, surpreendam o consumidor, tanto quando o produto está exposto no ponto-de-venda, quanto durante o uso, com formatos e texturas diferenciadas.

CosméticaNews: Existe algum limite para a criatividade ou para a inovação no campo de criação de embalagens para perfumaria e cosméticos nO Boticário?
Renata Barini: Buscamos sempre a inovação – isso faz parte do nosso DNA. E a criatividade está atrelada a isso. Inovação e criatividade são fatores que têm presença constante em nosso dia-a-dia. Não podemos confundir uma oportunidade de desenvolvimento – de natureza técnica ou operacional – com limitação. Afinal, estamos aqui para concretizar os sonhos, e transferir essa proposta para nossos consumidores.

CosméticaNews: Existe uma velha polêmica ou troca de acusações entre os fabricantes de perfumaria/cosméticos e os fabricantes de embalagens toda vez que o assunto é inovação. Basicamente, os primeiros reclamam da falta de opções oferecidas pelos fornecedores ou do alto preço praticado por eles; já estes reclamam da resistência o do desinteresse dos fabricantes de perfumaria/cosméticos em investir em novas soluções? Qual a sua opinião a respeito disso?
Renata Barini: Esse tipo de polêmica é bastante saudável. Afinal, estes fornecedores constituem partes complementares de toda uma cadeia. O importante é manter a dinâmica e lançar desafios, tanto no que diz respeito ao que eles apresentam, quanto naquilo que nós, como fabricantes, nos propomos a fazer. Por meio da interação, podemos tirar o melhor proveito de cada uma das partes. É nisso que estamos focado e daí vêm os nossos resultados.

CosméticaNews: Por falar nisso, como você avalia a qualidade de oferta e o nível de atendimento dos fornecedores de embalagem? O que poderia ser melhorado?
Renata Barini: Hoje não podemos mais nos contentar com a medida do pediu-levou. Queremos ter com nossos parceiros uma relação de cumplicidade, de superação de expectativas. Cada vez mais temos envolvido os fornecedores nos projetos e necessidades, a fim de obter os melhores resultados para as duas partes. E, com isso, esperamos estreitar as parcerias. Nesse sentido, é claro que temos nossos fornecedores-chave, que, dentro de uma relação de maior proximidade, conhecem e podem conhecer cada vez mais nossa cultura, entender nossas necessidades e então apresentar e antecipar soluções viáveis e que traduzam os resultados que esperamos.

CosméticaNews: Você acredita no futuro das embalagens ditas ecológicas ou sustentáveis? Vocês já têm experiências com elas nO Boticário?
Renata Barini: Assumimos nossa parcela de responsabilidade ambiental e social e temos trabalhado, também, para honrar esse compromisso. As embalagens ecológicas ou sustentáveis, como você menciona, merecem nossa atenção. No entanto, temos consciência de que temos um caminho a percorrer nesse sentido. O Boticário também se preocupa com a educação ambiental. Por isso lançamos em 2006 o projeto piloto Bioconsciência, desenvolvido pelO Boticário como um instrumento de educação ambiental e um canal para o consumidor exercer a sua cidadania e evitar a degradação da natureza e o desperdício de recursos, por meio da devolução em nossas lojas de embalagens vazias dos nossos produtos. Iniciamos o projeto piloto em 2006 e estamos em fase de expansão, alcançando as cidades de Curitiba, Recife, Campinas e Belo Horizonte. Nossa expectativa é consolidar essa iniciativa e integrá-la totalmente ao ciclo de nossos produtos.

A entrevista acima foi publicada na Edição 72 da revista Packing Cosmética.

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