Espaço de Amamentação do Grupo Boticário é destaque no Ministério da Saúde

O Grupo Boticário é a primeira empresa do Paraná a ser reconhecida pelo “Programa Mulheres Trabalhadoras que Amamentam” do Ministério da Saúde. O programa, criado em 2011, exige que as empresas participantes atendam a três requisitos: licença maternidade de seis meses, creche no local de trabalho e espaço de amamentação. A implantação deste último item foi o diferencial para o reconhecimento do Grupo Boticário por parte do Ministério da Saúde (MS). Nesta semana, que antecede o Dia das Mães, o MS foi à sede da companhia, em São José dos Pinhais, entregar a placa de homologação da Sala Nutriz, criada pela empresa como uma das iniciativas de seu Programa de Gestante. A placa marca a entrada da empresa no programa do MS.
 
“A homologação da nossa Sala da Nutriz é um reconhecimento do trabalho desenvolvido internamente em relação às iniciativas que temos com foco nas nossas gestantes e crianças e que, neste momento, está sendo coroado pelo Ministério da Saúde. Com a Sala Nutriz estimulamos as nossas colaboradoras a continuidade do ato de amamentar depois do retorno da licença maternidade de seis meses”, afirma Rosely Maximiano, gerente de Compensação e Qualidade de Vida do Grupo Boticário.
 
O Brasil tem, aproximadamente, 12 mil instituições cadastradas no Programa Empresa Cidadã, implantado pelo governo federal em 2008 com o objetivo de incentivar as empresas a oportunizarem a expansão da licença maternidade. Deste total, apenas 80 atendem aos três pilares do Programa Mulheres Trabalhadoras que Amamentam. No Paraná, apenas o Grupo Boticário dentro da base de São José dos Pinhais. “Essas ações são mais comuns no setor público, por isso é preciso reconhecer essas iniciativas quando elas são adotadas por empresas privadas”, afirma Renara Guedes Araújo, consultora do Ministério da Saúde e responsável pelo Programa Mulheres Trabalhadoras que Amamentam.
 
A Sala Nutriz do Grupo Boticário é de uso exclusivo para as mamães após o retorno da licença maternidade, que no Grupo Boticário é de seis meses. Durante o período da licença, a colaboradora recebe, em casa, a visita de uma enfermeira, que leva o kit de amamentação e armazenamento do leite, além de orientar e destacar a importância e os benefícios do aleitamento materno.
 
A sala está instalada na unidade industrial de São José dos Pinhais (PR) e funciona 24 horas. O leite materno é esgotado e armazenado na própria sala, em um ambiente confortável e higienizado. Ao final do expediente a colaboradora pode levar o leite para casa e alimentar o bebê.
 
Além da licença estendida e do espaço de amamentação, o Grupo Boticário também oferece, desde 1999, o Programa de Gestante, com o objetivo de proporcionar uma visão ampliada da maternidade e oferecer o apoio necessário à gestante para que entenda e aproveite as transformações que a gravidez traz à sua vida.
 
Durante a gestação, o Grupo Boticário oferece ainda alimentação diferenciada às futuras mamães, com lanche nos intervalos das principais refeições e suco natural de laranja. Após licença maternidade de seis meses, no retorno ao trabalho, as mães podem contar com a creche para deixar seus filhos durante o horário de trabalho ou auxílio creche.
}

Comentários ()

Blogs

Tags