FCE Cosmetique 2019: Visita facilitada

FCE Cosmetique 2019: Visita facilitada
Com expectativa de receber 10% mais visitantes neste ano, FCE Cosmetique aposta em ferramentas e serviços para facilitar a jornada dos visitantes


Quinhentas e cinquenta marcas diferentes cobrindo toda a cadeia de valor da indústria de beleza. Esse é o universo de expositores que os leitores que visitarem a feira FCE Cosmetique, que começa amanhã, no São Paulo Expo, na zonal sul da capital paulista. De fabricantes de embalagens às casas de fragrâncias, passando por fabricantes e distribuidores de ativos e ingredientes, terceiristas, prestadores de serviços e fornecedores de máquinas e equipamentos, a feira sempre teve nessa abordagem ampla da cadeia de fornecimento do setor sua principal característica. Isso resulta em muitos pontos positivos. O visitante de fato consegue, caso queira, encontrar a solução completa para os seus processos de desenvolvimento e fabricação de cosméticos. Esse é um dos motivos que garante o reconhecimento e a força da marca no mercado.

Ao mesmo tempo, essa amplitude gera alguns desafios, como garantir que os expositores "enxerguem" os públicos de seu interesse na feira e, ao mesmo tempo, que os visitantes não vão se perder em meio a stands que nada tem a ver com o seu interesse profissional. Isso tem feito a NürnbergMesse, organizadora da feira, investir no seu reposicionamento. Não se tratam de mudanças radicais, mas sim de iniciativas que valorizam o que a feira já faz e pretendem facilitar o trânsito e as relações entre indústria e fornecedores durante a feira.

Pegue o exemplo do segmento de matéria-prima, que há algum tempo vinha reclamando de uma suposta preponderância do segmento de embalagem e da ausência de um público mais técnico no evento. "Mostramos aos expositores desse segmento que a feira não perdeu a qualidade dos visitantes nos diferentes segmentos. Quando mostramos os números, eles enxergam que faz sentido", explica Diego de Carvalho, diretor da FCE Cosmetique. Ele conta que no ano passado, o evento recebeu mais de 2300 profissionais com atuação na área de P&D. 

Para melhorar a "navegação" desses profissionais, permitindo que eles possam acessar de forma mais fácil os fornecedores de matérias-primas, a organização do evento criou algumas ações. A primeira foi segmentar a informação ao visitante, estabelecendo rotas específicas. Em todo o material de comunicação, como os mapas da feira e no aplicativo, serão indicadas uma rota de matérias-primas e fragrâncias e outra de embalagem. Com isso, o visitante pode se guiar de forma mais fácil e identificar onde estão os fornecedores das áreas que mais lhe interessam, otimizando a visitação dele. Outra tática adotada é a criação de uma comunicação visual padrão da feira, em todos os expositores, nos quais será identificado o setor no qual aquela empresa atua. Para o futuro, Diego conta que a feira está trabalhando para, no futuro, ter os diferentes segmentos expostos de uma forma mais organizada e agrupada. 

Adotada com sucesso no ano passado, a identificação nos crachás dos profissionais da área de P&D e de Marketing será mantida, como forma de tangibilizar a presença desses dois importantes públicos na feira. "Também teremos a parceria com a Beauty Fair, pela qual os expositores dessa feira participarão de uma mesa de negócios exclusiva, com dez expositores de matérias-primas participantes da FCE Cosmetique, em um horário especial, antes da abertura oficial da feira", conta o diretor da feira. Até o fechamento desta edição 132 compradores e expositores da Beauty Fair haviam confirmado presença. 

Diego conta também que a organização do evento deu atenção especial à questão logística e de acesso ao evento. Isso explica a mudança do horário de abertura, que acontece agora às 11 horas, para evitar que a feira tenha início no mesmo horário de outras feiras que acontecem no evento. Além disso, desde o ano passado, todas as alças de acesso ao pavilhão estão funcionando; sem falar que a organizadora também contratou mais profissionais do CET para organizar o trânsito no local. 

Com todas as iniciativas, a expectativa é a de que o número de visitantes seja 10% superior aos 16.224 visitantes de 2018 (considerando também a FCE Pharma).

Mais conteúdo
Na frente de conteúdo, a FCE Cosmetique também terá novas iniciativas neste ano. Uma delas é o LAB Academy, que vai apresentar o laboratório do futuro a partir das tecnologias da indústria 4.0, com muita robotização e equipamentos conectados (IoT). Outra iniciativa nova é o Talk Science, evento no qual os temas e discussões apresentados ao longo do ano no blog criado pela feira, darão origem às apresentações para divulgar as tendências e tecnologias e demonstrar como isso é aplicado na indústria.

Iniciativa conjunta entre a feira e a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), o Innovation Center é um evento que tem como público alvo os profissionais de P&D e Marketing. Nessa área, serão apresentados três desafios em forma de painel: um sensorial, o Green Cosmetics, e um sobre segurança e eficácia. As empresas de matérias-primas que se inscreveram para esse desafio poderão mostrar as soluções que estão oferecendo para esses temas. O melhor trabalho em cada área, escolhido pelo corpo da ABC e pelos visitantes da feira, será premiado ao final do processo.

Além disso, em paralelo à feira acontece o Congresso de Cosmetologia da COLAMIQ, que este ano é organizado pela ABC no lugar do seu tradicional congresso. Até o fechamento desta edição, eram 249 inscritos no congresso.
Novidade neste ano é a realização da Logitech Science, uma conferência paga que acontece no segundo dia da feira. Para montar o evento, a NürnbergMesse identificou junto ao público das duas feiras, que o custo logístico é um dos maiores gaps do mercado. "Junto com a ABC vimos que o custo logístico no preço do produto final é de 27%", diz Diego. "Por isso criamos um programa de palestras para falar de como a tecnologia 4.0 pode melhorar a logística", conclui o executivo.

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