Hair care: receita para movimentar um mercado maduro

A inspiração no segmento de produtos para a pele está abrindo oportunidades em uma das categorias mais maduras do mercado de beleza: a de produtos para os cabelos. Nos últimos anos, as vendas em valor dessa categoria ficaram estagnadas nos países mais desenvolvidos.

Agora, o uso de conceitos do segmento de skincare, notadamente o de anti-envelhecimento, oferece aos fabricantes uma oportunidade para oferecer produtos de maior valor agregado, com o uso de ingredientes especiais e introduzir novos passos – além do shampoo e do condicionador, ao regimes de tratamento.
Essa onda de inovação está levando a uma mudança de atitude nos consumidores, muito particularmente nos mercados mais maduros, onde eles buscam novas formas para tratar e reparar os cabelos em casa, prolongando o intervalo entre as visitas aos salões, acredita Nicole Tyrimou, analista de higiene pessoal e beleza, também na Euromonitor. “Produtos anti-idade têm sido grandes catalizadores na venda na venda de produtos de hair care, mesmo nas linhas mais standard. Antiaging é a categoria de mais rápido crescimento em skincare, e mais empresas de hair care devem querer entrar nessa categoria.”

Um exemplo dessa aposta é o lançamento da linha Pantene Expert, (foto) lançada no final do ano passado nos EUA e no último mês de agosto aqui no Brasil. O nova linha tinha uma missão mais do que especial: chacoalhar as vendas da tradicional marca de shampoos no mercado americano, com produtos baseados no conceito anti-idade, vendidos por um preço cerca de 70% superior aos produtos tradicionais da marca. Nos Estados Unidos, a venda de produtos de hair care considerados premium geram vendas próximas dos US$ 3 bilhões no varejo.

Japão e principalmente os EUA, devem abraçar a tendência anti-envelhecimento no cuidado de cabelo, que eleva os preços para o patamar de produtos premium. No Brasil, o conceito já é utilizado por alguma marcas locais mais especializadas, como a Charis e a Amend, e pela gigante da venda direta Avon, além de marcas profissionais internacionais, como Alfaparf e Lanza.

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