Henkel questiona compra da Hypermarcas. Companhia brasileira já transferiu as marcas para a Coty

Henkel questiona compra da Hypermarcas. Companhia brasileira já transferiu as marcas para a Coty
A alemã Henkel, cujas operações de beleza incluem as marcas Scwarzkopf de produtos para os cabelos e a linha de banho Fa, participou de duas das negociações mais expressivas do mercado de beleza em 2015: a compra de marcas profissionais, de perfumaria, coloração e maquiagem da P&G e, também, a compra do portfólio de beleza da Hypermarcas. Em ambas a empresa foi derrotada pela norte-americana Coty. Agora, a Henkel questiona o negócio no Brasil. De acordo com reportagem da agência de notícias Reuters, a companhia alemã entrou com uma ação no CADE, no último dia 22 de dezembro, questionando a transação sob a alegação que a Coty passaria a ter uma participação superior a 35% no negócio de coloração. A reportagem não conseguiu identificar a fonte utilizado para suportar tal alegação. O problema é que a transação foi aprovada pela próprio CADE - órgão que responde pela defesa da concorrência no Brasil - no dia 07 de dezembro, sem restrições, o que torna na prática a ação impetrada pelo escritório de advocacia Levy Salomão uma contestação da decisão do órgão. De acordo com a Reuters, o documento entregue pelo escritório diz inclusive que o CADE falhou em analisar o impacto da compra do negócio com a Hypermarcas pela Coty de maneira combinada com o negócio da P&G. No Brasil, a Coty terá em seu portfólio a marca Koleston, vice-líder no mercado de coloração em valor, além de outras marcas debaixo do guarda-chuva de Wella e também Biocolor, da Hypermarcas, que atualmente não figura entre as marcas mais vendidas do setor. Embora pouco provável, caso o CADE reveja a sua decisão, um novo grande problema será gerado. No último dia 28 de dezembro a Hypermarcas assinou instrumento para transferência das marcas do negócio de cosméticos à Coty Geneva, uma afiliada da Coty. Na mesma data as afiliadas da Coty pagaram à Companhia o montante de R$1.710. bilhão. Uma vez implementadas as demais condições previstas será pago o saldo do preço de aquisição, no montante de R$2.090 bilhões.
Henkel questiona compra da Hypermarcas. Companhia brasileira já transferiu as marcas para a Coty
}

Comentários ()

Blogs

Tags