Herbalife e Puig juntos na perfumaria

Empresas fecham acordo para competir no segmento de perfumes em vendas diretas.

De olho em um mercado com vendas de mais de R$ 2 bilhões, a Herbalife, terceira maior empresa de vendas diretas do mercado local, e a subsidiária brasileira da Puig Beauty & Fashion Group, fecharam uma aliança para o desenvolvimento e a comercilização da linha de fragrâncias Lively Fragrances no país.

Composta por duas fragrâncias femininas e duas masculinas, a linha é comercializada desde abril pela rede de 150 mil distribuidores da Herbalife.

O negócio marca a entrada da Herbalife no mercado de perfumaria e o início da operação da Puig, dona de marcas como Antonio Banderas, Carolina Herrera, e Agatha Ruiz de La Prada e que sempre atuou esclusivamente no varejo multimarcas, no canal de venda direta. O acordo faz parte da estratégia conjunta de expansão das companhias no mercado brasileiro.

Para Marcelo Zalcberg, diretor geral da operação brasileira da Herbalife, a entrada na área de perfumes é estratégica. Nosso portfólio de produtos para cuidados pessoais representava 10% das vendas em 2007. Em 2008, fechou em 13%. A linha Lively vai contribuir para continuarmos crescendo neste segmento, avalia.

Diferentemente de outros países, no Brasil o canal de vendas diretas representa cerca de 70% do mercado de perfumes, ou seja, é um segmento altamente dinâmico e competitivo, em que os consumidores exigem a melhor qualidade pelo melhor preço, diz Marcelo Toledo, diretor geral da Puig no Brasil. Precisávamos de um parceiro com musculatura e rede sólida para ingressar no segmento, finaliza o executivo.

A Linha Lively Fragrances é composta por quatro perfumes, dois femininos e dois masculinos. Cada unidade chega ao mercado com preço sugerido de R$ 99,00. A linha foi toda desenvolvida na Espanha pela Puig e será distribuida com exclusividade pela Herbalife no Brasil. A parceria começou a ser estruturada há mais de dois anos e consumiu R$ 4 milhões em investimentos.

Para Zalcberg este é um bom momento para ingressar no segmento de perfumes. Nos momentos de crise caem os gastos com bens duráveis e crescem as despesas com as pequenas indulgências, os pequenos mimos. Dados do Euromonitor ratificam a análise. O instituto registrou 15% de crescimento nas vendas de perfumes no Brasil em 2008 frente a 2007.

Para dar suporte ao início das vendas, a Herbalife está distribuindo cerca de 100 mil catálogos à rede de distribuidores independentes com detalhes da linha. Toda a liderança foi treinada e multiplicadores já estão em campo para integrar os produtos ao dia a dia dos distribuidores.

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