in-cosmetics Latin America apresenta palestras do programa Marketing Trends

in-cosmetics Latin America apresenta palestras do programa Marketing Trends
Parte integrante do conteúdo educacional que a feira in-cosmetics oferece aos visitantes o Marketing Trends vai receber a consultoria Euromonitor, que vai apresentar o tema "O consumidor de produtos de beleza na América Latina: como encontrar oportunidades no segmento masstige", no dia 5 de outubro, das 11h às 11h45. Nessa apresentação, será traçado um panorama sobre o mercado de beleza na América Latina, e como as empresas estão aplicando inovações do segmento premium a produtos mais acessíveis, com exemplos de melhoria em ingredientes, embalagens e organolepsia, nas categorias de cuidados com a pele, fragrâncias e maquiagem.

De acordo com a empresa de pesquisa, no Brasil, o mercado premium de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) é puxado pelas fragrâncias, que representaram 36% do valor de desse nicho da indústria durante 2015. O Brasil representa, ainda, 32% do faturamento desse segmento premium em toda a América Latina, mesmo passando por dificuldades econômicas, seguido pelo México (23%), Argentina (15%), Chile (8%) e Colômbia (6%).

A expectativa é que a venda de produtos premium de HHPC na América Latina deve crescer uma média de 5% ao ano até 2020, uma desaceleração em comparação com os anos anteriores, quando o segmento chegou a registrar uma média de 8% de crescimento real ao ano de 2010 a 2015. Em um cenário como esse, no qual o poder aquisitivo cai, o público passa a procurar produtos de qualidade, mas com preços mais baixos, os chamados produtos masstige.

"O consumidor de produtos de beleza na América Latina está enfrentando um difícil desafio. Com mais educação, infraestrutura, com a internet garantindo maior autonomia e acesso por diferentes canais, eles estão buscando produtos de qualidade”, analisa Fernando Cruz, analista sênior da Euromonitor. Entretanto, segundo o especialista, com poder de compra limitado e desaceleração em algumas de suas economias, resta a esse consumidor a busca por alternativas para chegar a produtos de melhor qualidade a preços mais baixos.

Ainda no dia 5, das 12h às 12h45, Elaine Gerchon, da Factor-Kline, apresenta Desafios e oportunidades no mercado de matérias-primas para produtos de Cuidado Pessoal no Brasil. Para a executiva da consultoria, a participação de ingredientes especiais é uma tendência que ganha força. Esse tipo produto, elaborado para aprimorar desempenho de formulações, cresceu de 40% para 45% no mercado global, ao longo dos últimos anos.  “Essa popularidade cada vez maior dos cosméticos multifuncionais resultou em aumento do consumo de ingredientes especiais, que possuem múltiplas funções associadas a um único ingrediente. Como exemplo, cito o consumo de derivados do polipropilenoglicol (PEG), que atuam como modificador de reologia e possui propriedades emulsificantes”, explica Gerchon. O estudo da Factor-Kline analisou os principais mercados regionais - Brasil, China, Europa, Índia, Japão, Sudeste Asiático e Estados Unidos - em oito categorias:surfactantes, emolientes, modificadores de reologia, polímeros condicionadores, absorvedores UV, polímeros fixadores, conservantes e emulsificantes

Para a companhia, mundialmente espera-se que o mercado de ingredientes para produtos de cuidados pessoais cresça a uma taxa anual de 2,8% entre 2015 e 2020, ultrapassando os US$ 10 bilhões até 2020. A categoria dos absorvedores UV deve liderar a tendência de crescimento, seguida pela categoria de conservantes e modificadores de reologia.


A programação completa de apresentações sobre MarketingTrends, gratuita, pode ser conferida em www.in-cosmeticslatinamerica.com/en/education/education/


Serviço:
in-cosmetics Latin America 2016
Data: 5  e 6 de outubro
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme
horário: 10h às 19h
www.in-cosmeticslatinamerica.com/

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