Natura e Capes premiam dois artigos científicos com temas ambientais

Natura e Capes premiam dois artigos científicos com temas ambientais
Com o assunto de desenvolvimento sustentável em grande crescente no mercado de cosméticos, foram anunciados os vencedores do Prêmio Capes Natura Campus. A Natura, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), premiou dois autores de artigos científicos com o tema de sustentabilidade e sociobiodiversidade com R$25 mil.

O vencedor na categoria de ?Sustentabilidade: novos materiais e tecnologias? foi Fernando de Couto Rosa Almeida, pesquisador doutorando na Universidade de Caledonia Glasgow, na Escócia. O tema abordado por ele foi a substituição da areia pela cinza do bagaço da cana-de-açúcar, na fabricação de concretos e argamassas. O trabalho foi orientado pelo professor Almir Salles, da Universidade Federal de São Carlos. O professor afirmou que a proposta oferece solução para dois problemas ao mesmo tempo, o excesso de resíduos gerados pela queima da cana-de-açúcar, que giram em torno de milhões de toneladas por ano, e a escassez de areia de construção, uma vez que é retirada do leito de rios e causa assoreamento, estando inclusive proibida a abertura de novas lavras de areia.

O outro vencedor, na categoria ?Sociobiodiversidade e Conservação Biológica? foi Diogo Soares Samia, mestre pela Universidade Federal de Goiás. O mestre fez uma relação entre a ecologia comportamental e a conservação biológica de aves e mamíferos, no artigo Increased Tolerance to Humans Among Disturbed Wildlife, publicado na revista Nature Communications. O estudo identifica características das espécies mais propensas à extinção devido ao aumento da população humana.

Todos 268 artigos participantes foram redigidos por mestres, doutores ou vinculados a instituições de pós-graduação e pesquisa reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
}

Comentários ()

Blogs

Tags