Os desafios da personalização em escala - beleza on demand - e o conceito de Product Led Growth aplicado à indústria tradicional.

Os desafios da personalização em escala - beleza on demand - e o conceito de Product Led Growth aplicado à indústria tradicional.

 

Os desafios da personalização em escala - beleza on demand - e o conceito de Product Led Growth aplicado à indústria tradicional.

 O segmento On Demand é uma tendência em diversos setores, permitindo que o consumidor receba o que precisa e de fato quer, sem extras desnecessários e por um preço mais adequado. Beleza On Demand é exatamente sobre a consumidora (ou consumidor) receber o que faz sentido para ela, sem excessos, com atributos que atendam às suas necessidades, otimizando seu tempo e recursos. A JustForYou nasceu exatamente deste conceito e hoje entrega para as clientes um produto 100% personalizado focado em performance. Para chegarmos à fórmula ideal, utilizamos um questionário online com mais de 15 parâmetros que são analisados pela nossa inteligência artificial. Em alguns minutos, nosso algoritmo chega à formulação, criada no conceito minimalista e funcional - tudo que é colocado na fórmula tem um porquê, sem excessos e entregando a máxima performance.

A JustForYou nasceu, em 2018, com uma premissa: oferecer produtos que respeitem a individualidade de cada pessoa e resolvam necessidades reais. Após uma visita inspiradora ao SXSW, voltei ao Brasil com o desejo de agregar em um único lugar as três maiores tendências mapeadas no evento - beleza personalizada, verde e ligada ao bem-estar. Nossa ideia era usar a tecnologia para oferecer performance, ingredientes naturais e fórmulas 100% cruelty free, além da personalização.

Entendemos o potencial do mercado de beleza e voltamos ao Brasil com algumas informações em mente para transformar um mercado até então extremamente tradicional e ávido por inovação.

-      Brasil é 4o maior mercado do mundo no segmento de saúde e beleza, atrás apenas dos EUA, China e Japão;

-      Brasil continua sendo 4o maior mercado de beleza e espaço para  personalizados deve continuar crescendo, já que a tendência é a busca por uma experiência cada vez mais direcionada e digital;

-     No segmento de hair care, o Brasil é o segundo maior mercado;

-      O consumidor busca por propósito, por alinhamento de ideias, pelo consumo mais local e marcas 100% brasileiras ganham relevância;

-     Atualmente observamos novos mercados em ascensão: masculino, infantil, cabelos grisalhos;

-      Os consumidores estão buscando produtos que não sejam apenas feito para eles, mas por eles mesmos, acompanhando os conceitos de co-criação;

-     75% dos millennials procuram produtos que sejam mais sustentáveis e naturais, não aceitando também a imposição do consumo pelo mercado da forma como era feita.

 Além disso, pensando em constante inovação e foco no consumidor, adotamos uma metodologia nova e mais comum em empresas B2B de software as service (SaaS), que é o Product Led Growth, que em livre tradução significa crescimento liderado pelo produto. Na prática, isso significa que o produto é responsável pelo crescimento do negócio, ou seja, a JustForYou trabalha para desenvolver e aprimorar constantemente as ofertas, de modo que, a partir da primeira experiência de uso, o consumidor seja fidelizado e engaje com a marca de forma mais genuína.

 Acredito também que um dos grandes desafios é o fato do mercado da beleza ainda ser muito palpável, ou seja, o de despertar os cinco sentidos de forma digital sendo que a jornada de compra é muito diferente. Porém o consumidor tem se mostrado cada vez mais aberto a essa experiência e a pandemia de certa forma ajudou a quebrar os preconceitos e medos em relação à compra online.

 A nossa proposta de personalização é um diferencial, mas não se sustentaria se a experiência de compra não fosse positiva e pensada para o digital, por isso focamos em desenvolver muito bem todos os touchpoints com o cliente, desde o questionário que ele responde para que sua fórmula personalizada seja desenvolvida, até os contatos pós-venda, feedbacks para melhorias, conteúdos personalizados e redes sociais. 

 Creio também que ainda não chegamos a um limite, principalmente porque ainda estamos experimentando o que é possível, mas hoje já vemos muitos setores chegando à hiper personalização, que é ainda mais individual e direcionada. No mercado de beleza, ainda estamos no começo, mas o passo dado por nós elevou o nível, pois temos 100% de personalização - do produto e da experiência - e graças ao machine learning, estamos alcançando um aprimoramento muito satisfatório. O setor da saúde não fica de fora, inclusive já vemos soluções cada vez mais direcionadas, uma vez que o consumidor passa a exigir das companhias de todos os setores uma experiência cada vez mais especial para que ele escolha e seja fiel a uma determinada marca.

 A personalização já era tendência em outros países, como EUA e China, mas a maioria das empresas estavam focando em skin care. O potencial do mercado de cabelo é enorme, está crescendo mais que o de beleza em geral no Brasil e ainda é considerado um produto essencial, de higiene. É o conceito de tailor-made aplicado à cosmética, com uso da tecnologia como aliada. Nosso objetivo é que todas as consumidoras se sintam representadas e atendidas de forma 100% eficaz.

Caio de Santi é formado em Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e com especialização em Administração e Marketing pela Anhembi Morumbi, também em São Paulo, possui mais de dez anos de atuação no universo de startups. Foi Co-Founder da DUX, empresa especializada em neutralização de gases e odores industriais e em 2019 embarcou em seu maior projeto: a JustForYou. Caio é CEO e fundador da Beauty Tech que é pioneira na personalização com uso de Inteligência Artificial no Brasil. A ideia de criar esse modelo de negócio surgiu depois que Caio visitou o South By Southwest (SXSW), nos Estados Unidos, um dos maiores eventos de tecnologia, inovação, negócios e economia criativa do mundo.

Contato de Caio de Santi da Just for you  è caio@justforyou.com

 

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