O negócio de salões de beleza nos Estados Unidos, assim como no
Brasil, está sendo fortemente afetado pela Covid-19. E os negócios
relacionados ao setor vão sofrer muito mais agora do que na grande crise
financeira de 2008.
Estudo da firma de consultoria e inteligência de mercado Kline mostra
que caso o fechamento dos salões de beleza permaneça em vigor por
apenas um mês, a perda de receita com serviços de beleza seria da ordem
de US$ 5,5 bilhões. Segunda a consultoria, embora existam medidas
paliativas e para ajudar a
impedir o fechamento de negócios, o impacto econômico já é
significativo e, como a própria pandemia, ainda não atingiu seu pico.
Com o início da recessão, o comportamento e
os gastos do consumidor em 2020 mudarão ainda mais drasticamente do que
em 2009.
Na crise financeira do final dos anos 2000, as vendas de produtos para salão de cabeleireiro ficaram estáveis ??em
2008 e posteriormente caíram mais de 6% em 2009, ano mais impactado
pela recessão.Em 2010, o crescimento foi retomado, embora a um ritmo
lento e um tanto inconsistente, com um crescimento mais moderado e
estável em 2012 e posteriormente. Até 2019, as vendas atingiram US$ 3,7
bilhões, um aumento de 3,6% em relação a 2018 e um crescimento anualizado médio de quase 4%
em relação a 2012.
A consultoria traçou alguns cenários para a perspectiva do ano.
Em
seu cenário mais provável, a Kline estima que as vendas anuais de
produtos para os cabelos nos salões serão de US$ 2,8 bilhões, uma perda
de US$ 900 milhões em um ano. Esse cenário considera a reabertura dos
salões no terceiro trimestre e taxas mensais de desemprego entre 5% e
15%.
No melhor cenário, as vendas somariam US$
3,4 bilhões, mas com a reabertura dos salões acontecendo já no segundo
trimestre do ano e taxas mensais de desemprego variando de 5% a 10%.
O
pior canário traçado pela consultoria é particularmente sombrio. Nele, a
reabertura de salões acontece apenas no quarto trimestre e as taxas
mensais de desemprego ficam acima de 15%. As vendas cairiam para US$ 2
bilhões.
A Kline acredita que o impacto das consequências econômicas da Covid-19
será diferente de tudo o que a maioria das pessoas já experimentou.
Na
crise de 2008/2009, a receita com serviços nos salões caiu 8,3% e o
número de salões 2,9%, em 2009. Para 2020, acredita-se numa queda de
até 33% nas receitas de serviços nos salões e a mortalidade de salões é
de até 20%, considerando sempre o cenário mais provável.
A
frequência dos serviços de salão, deve ver o intervalo médio de serviço
sair de um intervalo de 8 a 10 semanas, para um intervalo de 10 a 16
semanas, padrão semelhante ao da recessão de 2008/09, após a reabertura
dos salões.
A venda de produtos de coloração no
varejo tradicional viu uma queda de 2,4% em 2009, e a venda coloração
para salões de beleza, uma queda de 1,6% naquele ano. Em 2020, a
expectativa é que as vendas de coloração no varejo tradicional cresça
3%.
A vendas de produtos profissionais de tratamento capilar em salões e nos canais de varejo online e offline, que caíram 6% em 2009, devem levar um tombo de 23% neste ano, levando em conta o menor gasto discricionário do consumidor, que deve migrar para produtos massivos.
Por fim, se na crise de 2008/2009,
varejistas de massa e os especializados em beleza, se beneficiaram
com o declínio nas vendas no salão e a migração para produtos de mass
market e masstige. Já agora, as vendas on-line devem crescer entre 5% e
10%, por conta do fechamento de salões e lojas
"Muitas
empresas que existiam no primeiro trimestre de 2020, não ficarão no
negócio. Isso já acontece no setor de restaurantes e viagens e a Kline
acredita que o negócio de beleza profissional experimentará praticamente
o mesmo: uma redução substancial no número de salões", diz o material
da consultoria. Mas a Kline acredita que esse período de interrupção
criará oportunidades significativas com o aumento da oferta de serviços
digitais e soluções mais personalizadas. "No curto prazo, existem
soluções e oportunidades pragmáticas a serem buscadas, tanto para o
benefício dos negócios quanto para o bem maior da indústria e dos
principais interessados em todos os níveis", reforça o texto da Kline.