Pesquisa inédita da Avon e Ibope revela dados sobre cuidados com o rosto da brasileira

Pesquisa inédita da Avon e Ibope revela dados sobre cuidados com o rosto da brasileira
Estudo evidenciou que menos de 1/3 das brasileiras relacionam ritual de cuidado da pele com rotina de beleza


Uma pesquisa encomendada pela empresa de venda direta Avon, realizada pelo instituto IBOPE Conecta, identificou, entre outros resultados, que 83% das mulheres cuidam da pele motivadas por um sentimento positivo de prazer, ainda que elas reconheçam que esse cuidado é necessário.

A pesquisa investigou os hábitos, sentimentos e atitudes de 1.000 mulheres entre 25 e 60 anos, de todas as regiões do Brasil. Cerca de 48% do total respondeu que os sentimentos de bem-estar e saúde são os mais importantes em relação ao cuidado do rosto, enquanto que apenas 27% destacaram que cuidam da pele para se sentirem mais bonitas.

Para os cuidados realizados em casa, o estudo mostrou que as entrevistadas priorizam os processos de limpeza e a proteção solar, mas deixam de lado o uso de itens de tratamento como hidratantes e cremes antissinais. Cerca de 6 em cada 10 mulheres estão insatisfeitas com a pele do rosto, a maioria delas jovens - 61%.  Além disso, 56% estão preocupadas ou tentando minimizar os sinais do rosto. No entanto, para grande parte das mulheres, ainda existe o desafio de estabelecer uma rotina de cuidados com a pele. E isso, mesmo nos casos de mulheres que se dizem preocupadas 36% possuem dificuldades em estabelecer uma prática diária, já uma parte significativa 34%, respondeu que investem apenas em cuidados básicos e quando lembram.

Quando o assunto são os tratamentos realizados fora de casa, existe uma percepção de busca por soluções que destaquem uma beleza natural. Os recursos mais buscados para isso são limpeza de pele (55%) e esfoliação (41%). Por outro lado, procedimentos reparativos como toxina botulínica (como o Botox), representam menos de 10% das buscas. 

Além de constatar um novo padrão de comportamento, o estudo também mostrou que "cuidados com a face" é um tema sobre o qual as  as mulheres leem, mas não necessariamente entendem. Entre as entrevistadas, as mais jovens são as que menos conhecem o próprio tipo de pele e os cuidados necessários. E mesmo entre as entrevistas que sabem o tipo de pele que têm, 38% não sabem o cuidado que devem ter. Isso é refletido nos hábitos de cuidado, já que quase 1/3 das mulheres usa apenas água ou o sabonete do corpo para a limpeza da pele do rosto.
}

Comentários ()

Blogs

Tags