Também nesta terça-feira (7/4/2015), em São Paulo, aconteceu a edição do Workshop Atualidade Cosmética que abordou a Perfumaria no Brasil: Caminhos para o futuro. Para iniciar a discussão sobre o tema, Gabriela Fujita, gerente da Kantar Wordpanel, falou sobre Hábitos de consumo da categoria perfume no Brasil. Ela aproveitou para trazer um panorama do cenário econômico brasileiro e do consumo nos últimos dois anos, indicando insights voltados para a perfumaria.
Em seguida, Marselha Tinelli, gerente de perfumaria de O Boticário, apresentou o case: Grupo Boticário Entre a criatividade e a assertividade. O modelo de sucesso da perfumaria de O Boticário. Ela falou sobre os planos futuros da companhia nesta categoria e apresentou detalhes sobre a história de criação das fragrâncias que compõem as linhas da marca Make B.
No primeiro painel da tarde, a perfumaria seletiva foi o centro da pauta. Sob o tema Perfumaria seletiva no Brasil. O que falta para acontecer?, profissionais da indústria abordaram o assunto. Participaram desta conversa Marcelo Nogueira, CEO do Grupo Tânia Bulhões; Adriane Morgenstern, gerente de Marketing da The Beauty Box; e Juliana Waccholz, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Phebo. Todos trouxeram seus pontos de vista sobre as dificuldades existentes, porém, um deles foi consenso. A questão da falta de opções em termos de embalagem, que, segundo eles, ainda deixa a desejar no Brasil.
Antes do último painel, que encerrou este workshop, José Luiz de Paula Jr, designer e presidente da Cusman Editora, fez uma apresentação sobre O perfume e a ruptura, trazendo diversos fatos históricos que interferiram na criação de diversas fragrâncias desde a década de 1940. Depois, ele participou juntamente com Silvana Cassol, Business and Marketing Consultant at Maba Assessoria de Negócios, do painel Oportunidades abertas por novos caminhos olfativos no Brasil. Ambos discorreram sobre as famílias olfativas que vem sendo utilizadas atualmente, erros e acertos existentes no mercado, entre outros pontos.