Um novo olhar sobre os 60 anos

Um novo olhar sobre  os 60 anos
Eles já somam cerca de 30 milhões de pessoas e, a cada minuto, mais duas se somam ao grupo dos brasileiros que atingem a marca dos 60 anos de vida. E, acredita-se que eles chegarão aos 30% da população até 2050. Que o Brasil está deixando de ser um País jovem para se converter numa nação mais madura já é sabido há um bom tempo. Mas isso não fez com que o mercado cosmético direcionasse parte equivalente das suas bateria para essa importante fatia do público. "A grande maioria do público 60+ ainda se sente invisível aos olhos de um mercado que não consegue enxergar suas necessidades", explica o empresário Eric Larue, que lembra que com a expectativa de vida batendo nos 80 anos, as pessoas querem viver as seus 60 anos muito bem, afinal, ter longevidade sem qualidade de vida não é salutar.

É nesse cenário que Eric apresenta a Aura 60+, marca da beleza e bem-estar especialmente criada para atender às necessidades de pessoas de 60 anos ou mais. Um dos sócios do novo negócio, Eric fez carreira no laboratório farmacêutico Sanofi, onde atuou por 23 anos em posições locais e regionais.

 A ideia de criar a empresa nasceu em 2017, a partir de um encontro com a influenciadora digital Cláudia Grande - que reúne mais de 600 mil seguidoras. Trata-se de um grupo consumidor dinâmico. Dois terços dos idosos sustentam o lar e mais de 80% têm independência financeira. Eles se mantêm na ativa, mas mesmo assim não sentem que é enxergada pelas marcas. O mercado mirou nos jovens e esqueceu-se dos idosos que é um público que além de ter recursos, costuma ser mais fiel. "Somos a primeira marca assumidamente focada nesse público. Outras marcas tem extensão de linhas, mas com dificuldade para chegar ao público com os códigos que eles querem ver", acredita o sócio da Aura 60+.

Foi necessário um ano e meio de pesquisa para desenvolver algo muito específico para esse público, que tem a percepção de que nada é feito pensando neles. A visão da marca é a de desenvolver produtos levando em conta quatro pontos essenciais para o público 60+: a aparência física - quer manter a vaidade, mesmo com as mudanças da idade; a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis; mobilidade física; e a saúde intima - uma vez que existem necessidades diferentes. "Começamos devagar para chegar longe, com dois kits", conta Eric.

O Kit Cuidado com os Pés é composto por Creme Hidratante e Sabonete Desodorante e foi desenvolvido para cuidar das asperezas e até de rachaduras nos pés, situações comuns da maturidade. O Sabonete Desodorante conta com citrato de prata e Melaleuca, famosos por suas propriedades antibacterianas, enquanto a formulação do creme é enriquecida com sete óleos essenciais 100% naturais.

O Kit Cuidado com as Unhas conta com Fluido Fortalecedor e Regenerador e Desodorante Pés e Sapatos O Fluído Fortalecedor e Regenerador unhas, composta de cinco óleos essenciais, 100% naturais, com alto poder de hidratação, regeneração e fortalecimento das unhas e cutículas. Para complementação dos cuidados, desenvolvemos também o Desodorante para Pés e Sapatos, que promove a higienização eficaz e desodorização dos pés e calçados. Graças à sua base de Citrato de Prata e Melaleuca, promove a limpeza do ambiente do calçado, prevenindo e evitando a reinfecção por fungos, causadores de micose de unhas.

Eric lembra que para garantir resultados perceptíveis, ambos os kits devem ser usados duas vezes ao dia durante um período de três quatro semanas. "Toda a regeneração leva em trono de quatro semanas", explica o sócio da Aura 60+.

Essa faixa etária, bem como todas as outras, é impactada pelo ambiente digital. São mais de nove milhões de perfis no Facebook, deixando claro que elas estão conectadas. Por isso, o ponto de partida para a comercialização da marca foi o e-commerce. Pelo site www.lojaaura60.com.br é possível adquirir os dois kits, pelo preço de R$ 150, cada.

Mas os planos comerciais são mais ambiciosos e incluem uma expansão para o varejo farmacêutico, especialmente em redes independentes. Outra frente de vendas, essa ainda mais importante, é um programa de geração de renda que a marca está desenvolvendo, em parceria com o "portal 3º idade" - pioneiro nos direitos e no bem estar das pessoas de 60+ com 80 mil seguidores. "Nessa fase da vida é importante ter uma renda extra. A pessoa experimenta o produto e, gostando dos resultados, ela passa a compartilhar com as amigas as informações do produto e a comunicar a marca. Ela recebe bônus de 20% de desconto para oferecer às amigas e ganha 30% de comissão", conta. A mulher só precisa comprar o primeiro kit, com desconto de 50%. Mas o empresário reforça a importância de que a cliente goste realmente do produto. "Estamos animados porque é um programa bem apropriado e com produtos focados nessa faixa etária", conclui. 


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