Workshop Atualidade Cosmética debate sobre hábitos do banho e falta d'água

A frase “sou pobre, mas sou limpinho” já foi dita ou ouvida por quase todos os brasileiros. Tomar pelo menos um banho por dia, chegando até três no verão, é um hábito cultural no País. Mas, como tentar solucionar esse problema de grande impacto ambiental? Como equilibrar o prazer do banho com a escassez de água? A crise hídrica que acontece há alguns meses serve de alerta à população sobre um problema do presente e, principalmente, do futuro. Baseada nestas questões, a Cusman realizou ontem (7/4/2015), mais um Workshop Atualidade Cosmética, com o tema: “Banho e Higiene: Um hábito bem brasileiro”, que contou com a presença de pessoas importantes da área química e ambiental e da indústria de cosméticos.

O primeiro palestrante foi Sebastião Gonçalves, da Biocenter Microbiológica, que falou sobre um futuro com produtos de formulações mais leves, para que o meio ambiente seja menos prejudicado pelas substâncias sintéticas. Ainda ressaltou o dano que o silicone (presente em alguns itens de beleza) pode causar a natureza.

Em seguida, o químico ambiental Maurício de Castro debateu sobre os hábitos de higiene dos brasileiros. Comentou sobre alguns erros cometidos na limpeza dos domicílios, e disse que “o problema tem solução, mas falta boa vontade do governo”, ao concluir que a culpa não é apenas da população, mas de quem trata o esgoto nas cidades.

No painel: “Banho Sem Água”, a gerente de Marketing da inglesa Batiste, Tatiana D'Alessio, apresentou alguns produtos a seco, como shampoo e condicionador, que prometem a limpeza dos fios sem utilização de água (ainda desconhecidos para a maioria das brasileiras, porém importantes e que podem colaborar com a diminuição do tempo de banho). Alejandra Orenstein, diretora de Marketing & Vendas da Lençobras, falou sobre os novos lenços umedecidos – famosos apenas para a higiene dos bebês. Entretanto, hoje o mercado já traz inovações aos consumidores, com lenços para remoção de maquiagem, higienização das mãos, íntimos, entre outros.

As embalagens e seus impactos ao meio ambiente devem ser repensados, e Attila Julio Almásy, gerente de suprimentos – Aercamp e diretor de Marketing da Abas (Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes), também participou da discussão. 
Para o Dr Sérgio Prancvitch, Applied Research Director KVT P&D, Pharmacist and Biochemist, a economia de água deve ser feita com conhecimento. “Nós não precisamos excluir a água, nós podemos utilizá-la, mas com consciência, preservando sua qualidade e quantidade”. 

O case da Feito Brasil foi apresentado por Giulio Peron, gerente de Marketing da empresa, que venceu o Prêmio Atualidade Cosmética 2014, na categoria Banho e Higiene, com a coleção Dom Tropical. A linha traz sabonetes em forma de picolé, com as cores e fragrâncias das frutas brasileiras.

No último painel, "Mudanças de hábito. O papel da indústria na garantia do prazer do banho em tempos de escassez de água", participaram: Jadir Nunes, vice-presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia e presidente da SBMALt;
Renata Ashcar, especialista em perfumaria e autora do livro “Banho, histórias e rituais”; e Angel Lizárraga, gerente de Novos Negócios do Grupo Ecolyzer. Durante o debate, todos chegaram à mesma conclusão: o hábito do banho é cultural e planetário, e isso nunca mudará. Uma nova consciência sobre o meio ambiente é que deve acontecer. 
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