Mercado profissional: avanço moderado

O mercado global de produtos profissionais para os cabelos deverá crescer a uma taxa anual composta de 3,2% ao longo dos próximos cinco anos, ultrapassando a marca de US$ 13,9 bilhões em 2016. As informações são da empresa de consultoria Kline, que se prepara para lançar um novo estudo global sobre o mercado. A expectativa de avanço lento reflete a fraqueza do negócio na América do Norte e nos países do sul da Europa afetados pela crise. Espanha e Itália tradicionalmente figuram entre os mercados mais importantes para os fabricantes de produtos profissionais.

Em 2011, as vendas desses produtos somaram US$ 11,9 bilhões, um aumento de 2,1% em relação a 2010. Enquanto a América Latina foi a região que apresentou o maior crescimento, a América do Norte foi a única região que não viu as vendas crescerem, de acordo com a Kline. O relatório aponta que todas as categorias de produtos deverão registrar um crescimento moderado, mas os produtos de alisamento e para permanentes podem gerar o maior crescimento para a indústria no período.
O universo profissional é liderado pela francesa L’Oréal, seguido pela norte-americana Procter & Gamble – dona da Clairol e da Wella, e pela alemã Henkel, que controla a Schwarzkopf. Daí para baixo, as empresas que forma o top 10 do mercado mantêm participações na faixa entre 2,5% e 1%.

O mercado global de produtos para os cabelos, incluindo os produtos profissionais movimenta cerca de US$ 75 bilhões ao ano.

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