Symrise oferece alternativa cosmética ao álcool 70º que inativa vírus e outros migroorganismos

Symrise oferece alternativa cosmética ao álcool 70º que inativa vírus e outros migroorganismos

Symrise identificou potencial ação virucida em um de seus ingredientes cosméticos mais consagrados, inclusive contra a classe dos coronavírus. Ação virucida foi comprovada por estudo da Unicamp

O consumo de produtos saneantes e com álcool 70º cresceu exponencialmente durante a pandemia. São produtos que protegem contra  contaminações, mas que também estão associados a casos de irritação, ressecamento e descamação da pele.
 
Pelo uso mais frequente de produtos de assepsia como o álcool em gel e similares, o ressecamento da pele passou a ser uma realidade no dia a dia da maioria das pessoas. E isso não é apenas uma questão de estética ou de conforto. O ressecamento da pele compromete uma das principais funções fisiológicas da pele: a da barreira de proteção contra outros agentes externos.
 
Estimulada a encontrar uma solução capaz de equilibrar a eficácia na proteção contra vírus com o a proteção e o cuidado da pele, a Symrise, multinacional alemã líder em ingredientes cosméticos e fragrâncias, identificou potencial ação virucida – inclusive contra a classe dos coronavírus –, em um de seus ingredientes mais consagrados.
 
Preocupada com o bem-estar e a saúde dos consumidores, a Symrise iniciou pesquisas, e, contou com o apoio do laboratório de Virologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para a realização dos testes de eficácia virucida, capitaneado pela Dra. Clarice Arns, professora responsável pelo laboratório, referência nacional e internacional em virologia e estudiosa dos coronavírus desde 1990.
 
O ingrediente da Symrise  foi submetido a protocolos de teste sob o rigor de normas internacionais. Os primeiros resultados foram muito promissores, e, após uma bateria de ensaios, verificou-se que algumas composições formuladas com este ingrediente foram capazes de inativar vírus e outros microorganismos, como bactérias, sem afetar a pele.
 
O mais surpreendente é que os testes revelaram que o ingrediente é eficaz mesmo em baixas concentrações, o que faz dele uma alternativa acessível a todos.
 
Diferentemente de ingredientes pensados para o uso em produtos saneantes, caso do álcool e do detergente, o ingrediente cosmético da Symrise foi desenvolvido para ser aplicado na pele, é de origem vegetal, biodegradável e não inflamável.
 
O ingrediente com ação virucida da Symrise tem razoável hidrossolubilidade e baixa volatilidade, podendo ser utilizado em formulações aquosas e eliminando totalmente o risco de inflamabilidade. Testes iniciais prenunciam a possibilidade de que os efeitos benéficos do ingrediente perdurem por período de tempo maior do que o esperado. Isso será objeto de confirmação com a realização de novos testes .
 
O ingrediente já é consagrado na indústria cosmética, com histórico de aplicação e amplos dados de segurança toxicológica e ambiental, assegurando seu uso em pessoas e também para o meio ambiente.

Com a patente sobre o ingrediente já depositada, o principal desafio da Symrise agora é o de dedicar esforços para que os benefícios da descoberta possam chegar ao mercado consumidor o mais rápido possível, por meio das indústrias do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. É um desafio e tanto, já que como sempre acontece com tecnologias inovadoras, os órgãos reguladores de cada país têm diferentes particularidades e velocidades de implantação. Neste sentido, a Symrise está disposta a auxiliar seus clientes com toda informação técnica de eficácia e segurança, para que eles possam dar os próximos passos e assegurar que esta nova alternativa chegue às mãos dos consumidores alinhada às regulamentações sanitárias de cada país

}

Comentários ()

Blogs

Tags