Novos territórios

Novos territórios

Uma pesquisa de hábitos e atitudes realizada pela L’Oréal Brasil em 2022, aponta que dos cinco principais problemas que a consumidora brasileira relata ter com os seus cabelos, três estão relacionados com o couro cabeludo, seja oleosidade, caspa ou queda de cabelos. Produtos que se preocupem tanto ou mais com a saúde do couro cabeludo quanto com a beleza dos fios, não representam necessariamente uma novidade no mercado, mas até hoje, eles ocupam espaço pouco relevante na vida dos cabeleireiros. Esse sempre foi um território muito mais dos médico-dermatologistas (e por consequência dos dermocosméticos), do que dos cabeleireiros e das marcas de uso profissional. A questão, como lembra Joana Fleury, diretora-geral da divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal no País, é que embora exista a parcela de consumidoras que vá ao dermatologista, a grande maioria das mulheres que têm problemas com o couro cabeludo estão se auto diagnosticando ou consultado na internet, por meio de blogueiras e indicações. “Nosso objetivo é trazer para o ambiente do salão e do profissional de beleza, a capacitação para que ele possa orientar corretamente essas mulheres, que muitas vezes não está fazendo nada em relação ao problema”, disse a executiva à reportagem de Atualidade Cosmética durante a inauguração da nova Academia L’Oréal, em São Paulo. No evento, a divisão apresentou alguns dos seus lançamentos para o ano e, dois dos mais importantes são , justamente, duas linhas de produtos de tratamento que se relacionam com problemas do couro, cada qual alinhada a proposta da sua marca, como diferentes linhas para combate à queda e a caspa de L’Oréal Professionnel; e Symbiose, de Kérastase.

Olhar para esses segmentos como uma oportunidade de novos negócios para os profissionais é um paradigma para os profissionais de beleza, que sempre olharam muito mais para a beleza dos cabelos e nem tanto para a questão da saúde, exceto em situação muito graves, embora Joana reforce que a marca Kérastase sempre falou de beleza e saúde do fio de do couro. “Sempre tentamos trazer para o profissional a educação técnica, por isso essa nova academia, inclusive”, afirma a diretora da L’Oréal. “Eles têm buscado qualificação e educação para agregar mais valor ao seu atendimento”, emenda. 

Como a empresa tem, cada vez mais, se posicionado como uma beauty tech, especificamente para os salões, existe uma solução tecnológica disponível já faz algum tempo: a caneta de diagnóstico de Kérastase. “Qualquer salão parceiro Kerastáse pode solicitar essa ferramenta de diagnóstico, que auxilia o profissional a fazer uma identificação de qual é o tipo e couro cabeludo, a espessura do fio e outras informações, prover a melhor indicação para uso da Fusio-Dose, as ampolas personalizadas de Kérastase, que representam a tecnologia específica da marca para tratamento capilar no salão. Joana Fleury acredita que com esses recursos, como a imensa maioria das situações tem muito mais a ver com cuidados e uma rotina de tratamento básicos, as marcas da divisão tem pesquisa e tecnologia para atender essa mulher. “Só quando o problema diz respeito à patologia, aí não é com o profissional de beleza. E nós mesmos orientamos eles a indicarem para suas clientes que procurem um dermatologista”, garante.

Outra iniciativa apresentada pela L’Oréal durante a inauguração da sua nova academia é a Giosa, um equipamento com tecnologia suíça desenhado com exclusividade para a L’Oréal e que funciona como um redutor de consumo de água para ser acoplado ao lavatório. A tecnologia promete até 60% de redução no consumo de água dos salões, mas sem que os usuários tenham a sensação de “falta de água” na hora da lavagem, graças a tecnologia que fraciona a água e dá a sensação de aumentar em até cinco vezes a sensação de pressão da água. “(O consumo de água) impacta financeiramente, porque é um consumo elevado; e principalmente do ponto de vista ambienta”, conta Joana Fleury. A executiva diz que, neste primeiro momento, a tecnologia será disponibilizada apenas para alguns salões parceiros da empresa, mas que a partir do ano que vem, é que ela possa estar à venda, à disposição de qualquer salão. A Giosa é parte das estratégias da divisão profissional para contribuir com as metas globais do grupo, o que também faz a empresa investir no incentivo à adoção do uso de energia solar pelos salões, com a empresa fazendo investimentos em fazendas solares para a compra de créditos de energia. 

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