O poder da amostra grátis

A indústria da beleza no Brasil e no Mundo gasta alguns bilhões todos os anos em esforços de marketing para tentar convencer seus consumidores a comprar os seus produtos ao invés dos da concorrência. Mas em meio à diversidade de opções para se “conectar” (ou ser conectado) com as marcas, a boa e velha amostragem continua exercendo um papel fundamental para o consumidor optar por comprar um produto.  

Uma pesquisa da consultoria britânica Euromonitor aponta as amostras grátis como o quarto maior influenciador para a compra de produtos de beleza em todas as quatro maiores categorias do setor. Experiências anteriores com a marca ou o produto, recomendações de amigos e familiares e preço são os três maiores influenciadores de compras de acordo com a pesquisa, que entrevistou consumidores em 16 países.

A categoria que sofre o maior impacto das amostras grátis é a de perfumaria, na qual quase 40% dos entrevistados dizem que a amostra grátis está entre os cinco influenciadores de compras mais importante.

Com 57% de influência, a França é o mercado onde o peso da amostragem se mostrou mais forte, seguido por Estados Unidos, Espanha, Brasil e Alemanha. Mas, além da perfumaria, na França, e também na Alemanha, EUA e Reino Unido, as amostras grátis atingiram altos níveis de impacto como elementos de decisão de compra para todas as quatro categorias, indicando a importância da amostragem nesses mercados. Para a Euromonitor não é nenhuma surpresa que os dois serviços de assinaturas de amostras mais bem sucedidos do mercado – o Birchbox e o Glossybox - sejam originários dos EUA e da Alemanha, respectivamente, e que tenham a França e o Reino Unido como dois de seus maiores mercados.

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