Pacote completo

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Com o Beauty Plus, a Symrise leva a integração entre ingredientes cosméticos e fragrâncias a um novo patamar


Há dez anos, a Symrise colocou em prática um modelo diferente de tudo o que acontecia no mercado ao unir, sob uma única divisão e liderança, seus negócios de fragrâncias e ingredientes cosméticos. A Symrise Scent & Care somava a expertise de mais de 200 anos em fragrâncias, com mais 80 anos dedicados ao desenvolvimento de filtros solares e outros 40 anos pesquisando e fabricando ingredientes botânicos para a indústria cosmética. “Temos um histórico na área de ingredientes cosméticos que está realmente no nosso DNA, não é algo que surgiu de um dia para o outro”, explica Eder Ramos, presidente global da área de ingredientes cosméticos da empresa.

Ao estabelecer uma estratégia na qual fragrâncias e ingredientes cosméticos atuam em simbiose, a empresa passou a oferecer soluções melhores, mais rápidas e bem estruturadas para os clientes, que costumam ser atendidos por fornecedores diferentes de fragrâncias e matérias-primas. Após dez anos de muito sucesso, e no momento em que outras casas de fragrâncias buscam emular o mesmo modelo, a Symrise dá um novo passo nessa integração, com o lançamento de Beauty Plus, uma nova plataforma de colaboração entre as áreas de ingredientes cosméticos e fragrâncias da empresa que soma a expertise técnica e a criatividade dos dois negócios com um objetivo único: entender, antecipar e satisfazer os anseios das consumidoras do Brasil e de todo o mundo, com a oferta de soluções completas para produtos de diversas categorias centradas no que as mulheres (e homens) querem. Nesta entrevista, Eder e Márcia de Paula, diretora global de Haircare, falam da nova plataforma e das novidades que a empresa vai apresentar durante a próxima in-cosmetics, que acontece em outubro, em São Paulo.

Qual o aspecto mais importante da plataforma Beauty Plus?
Eder Ramos:
O aspecto central na estratégia da Symrise – e Beauty Plus reflete isso – é que trouxemos a consumidora para o centro do nosso negócio. Quando desenvolvemos qualquer categoria de produtos com essa abordagem de Beauty Plus, estamos oferecendo mais do que soluções tecnológicas ou inovadoras para a indústria de beleza juntando fragrâncias, ativos e ingredientes. Todas as soluções são desenvolvidas sob a perspectiva da consumidora, com base em pesquisa. Só apresentamos soluções que foram alvos de estudos extensivos e validadas pelas consumidoras após um longo trabalho de pesquisa com eles. É a partir das necessidades deles que iniciamos o processo de desenvolvimento.

No dia a dia, como essa integração favorece os clientes da Symrise?
Eder:
Desde o lançamento da Symrise Scent & Care, fragrâncias e ingredientes cosméticos já atuavam juntos, sobre uma única liderança. Isso nos permite entender muito melhor os produtos dos clientes, as bases, os problemas de estabilidade. São problemas reais e que acontecem frequentemente durante o processo de desenvolvimento dos produtos e geram transtornos, estresse e atrasos em diferentes níveis. Com o Beauty Plus, essa integração entre as áreas vai além da parte técnica, porque oferecemos um pacote de soluções para diversas categorias, todas elas baseadas nas necessidades identificadas junto às consumidoras; e são completas, ou seja, envolvem ativos, fragrâncias, além de conceitos e claims comprovados.

Isso torna o processo de desenvolvimento e lançamento de um novo produto mais rápido, certo?
Eder:
Além de contribuir com o dia a dia dos formuladores, o Beauty Plus é um aliado importante dos times de Marketing e Vendas, porque permite um processo de desenvolvimento mais acelerado e assertivo, ao utilizar uma solução bem resolvida do ponto de vista técnico e com conceitos desenvolvidos a partir dos estudos e necessidades identificados pela área de consumer market insights da Symrise em pesquisas com as consumidoras. O Beauty Plus representa o dia a dia do nosso trabalho. É o nosso atendimento da área de ingredientes e o nosso atendimento de fragrâncias sentando juntos e avaliando como ajudar o cliente a melhorar a sua base, ou como agregar valor a um determinado projeto.

Por exemplo?
Eder:
Podemos criar fragrâncias que atuem junto com ingredientes cosméticos e que possam gerar um benefício adicional para a consumidora. Isso é possível. Não se esqueça de que uma fragrância tem entre 200 e 300 ingredientes na média. Muitas vezes, algum desses ingredientes da fragrância, em conjunto com um dos nossos ingredientes cosméticos, pode entregar um benefício a mais para a formulação e para o usuário final. A plataforma de Beauty Plus para a categoria de proteção solar, por exemplo, reúne cinco diferentes soluções para as indústrias que atuam nesta categoria. Uma delas é o Solar Scent. Como funciona? As bases de proteção solar normalmente têm um cheiro não muito agradável. Unimos a parte criativa e inovadora das fragrâncias com todo o nosso expertise de proteção solar e criamos o Solar Scent, uma solução que neutraliza o odor não agradável da base, facilitando a perfumação do produto com fragrâncias de alto desempenho e que oferecem uma sensação de indulgência. Essa solução se aplica mesmo em produtos com fator de proteção mais elevados, o que é sempre um problema.

E do ponto de vista da operação, como o Beauty Plus contribui para o sucesso dos clientes?

Eder: Um dos três pilares do Beauty Plus é a velocidade com que chegamos ao mercado. Conseguimos antecipar as necessidades das consumidoras e traduzi-las em soluções e produtos avançados para categorias. Isso acelera e facilita o lançamento de produtos, com a possibilidade de adoção de soluções do tipo turn-key, com conceitos e formulações completas. Além disso, conseguimos facilitar a vida dos nossos clientes não só por conta dos tempos menores de desenvolvimento e acesso centralizado tanto de informações de mercado, quanto técnicas quanto operacionais, diminuindo a complexidade operacional.

Falando um pouco de Brasil, em qual categoria vocês acreditam que o Beauty Plus mais tende a se destacar?
Eder:
Aqui no Brasil, na área de cabelos, principalmente para cabelos étnicos. A plataforma realmente está contribuindo muito na criação de produtos para o público étnico.
Márcia de Paula: Durante a in-cosmetics vamos apresentar um novo pacote Beauty Plus para cabelos étnicos. O Beauty Plus Etnic é mais uma mostra da interface importante e do nossa expertise em ingredientes cosméticos e fragrâncias. Desenhamos produtos indicados para os cabelos étnicos, com fragrâncias que são as mais indicadas para esse tipo de cabelo. Como o Eder já disse, um dos nossos focos é sempre olhar o que a consumidora final quer. Não lançamos nada no mercado que não tenha sido validado com as consumidoras. Nesse caso, a área de consumer market insights pesquisou o mercado étnico para entender quais são os principais problemas, os hábitos, e as principais necessidades dessa consumidora. Todas as formulações que vamos apresentar vão ao encontro do que esse mercado necessita.

E quais são essas necessidades?
Márcia:
Quando se fala sobre cabelos étnicos existem várias realidades. Tem o cabelo étnico natural que é cacheado, crespo; e temos o cabelo étnico alisado, que representa uma parte relevante da população do Brasil. Quem tem o cabelo alisado tem necessidades diferentes de quem mantêm o cabelo étnico natural. Além disso, existem mulheres que usam apliques ou tranças, que já demanda outros tipos de cuidados, porque é um público que lava os cabelos com menos frequência. Com o Beauty Plus Etnic criamos soluções baseadas nas necessidades desses três tipos de cabelos.

Vocês também vão apresentar novos ingredientes durante a in-cosmetics?
Márcia:
Vamos lançar na in-cosmetics dois novos ingredientes para cabelos. Vale destacar que o centro global de pesquisa para os cabelos da Symrise fica no Brasil. Isso porque, além do tamanho do nosso mercado, encontramos por aqui todos os tipos de cabelos, desde o caucasiano até o cabelo afro. Um dos ingredientes atende aos cabelos cacheados e étnicos. Esse novo ativo tem uma capacidade muito importante de diminuir o frizz ao mesmo tempo em que mantém o volume e repara o cabelo encaracolado. O cabelo étnico, um dos tipos de cabelos mais frágeis que tem, é também um dos mais difíceis de pentear, portanto demanda muito mais produtos de tratamento. Nosso novo ingrediente melhora a resistência, a penteablidade e o sensorial do cabelo.

O material de Beauty Plus está disponível para empresas de todos os tamanhos, ou só para os grandes clientes?
Eder:
Empresas de todos os portes poderão acessar esse material, seja por meio dos nossos distribuidores quantiq e Coremal; além da Symrise Express, nossa área dedicada ao atendimento direto de empresas médias. Nós realmente temos uma estratégia de atender aos pequenos e às médias empresas. Acreditamos que muitos deles serão os grandes nomes de amanhã.
Márcia: O material gerado pela Symrise é fantástico e oferece a essas empresas acesso a informações e dados que, geralmente, elas não têm. Por exemplo, para desenvolver o Beauty Plus Etnic nós fizemos uma pesquisa com 1.750 pessoas no Brasil (e o mesmo número nos Estados Unidos e na África). Além disso, temos dados gerados pelos focus groups que realizamos dentro da Symrise. Ou seja, disponibilizamos para as empresas as informações sobre inteligência de mercado e de entendimento do consumidor. Desenvolvemos esse pacote Beauty Plus Etnic, buscando atender à necessidade das mulheres com cabelos étnicos, identificando o que elas querem e o que necessitam. Esse é o tipo de informação que para o cliente médio e pequeno é muito importante. Criamos o Beauty Plus baseados nestas informações. Não foi algo que decidimos sentados no laboratório e resolvemos desenvolver. Tudo o que fazemos é baseado nas necessidades reais identificadas com a consumidora. São soluções de alta qualidade que vão atender às realidades do mercado étnico.