Yenzah Cosméticos amplia presença nas farmácias

Dizem que, no mundo dos negócios, coincidências não existem. No caso de Rodrigo Goecks (foto) e Marcelo Chrispim, isso é a mais pura expressão da verdade. Quando se conheceram, há mais de 20 anos, eles talvez nem sonhassem que um dia viriam a ser sócios de uma mesma empresa. Naquela época, aliás, a ideia pareceria estranha, porque trabalhavam em cargos de direção em multinacionais concorrentes – Rodrigo na L’Oréal, e Marcelo na Wella.

Mas o mundo da voltas. E eis que quatro ou cinco anos atrás, quando ambos trabalhavam juntos na Niely, um projeto comum começou a ganhar corpo entre uma e outra conversa entre os dois. E esse projeto veio a se materializar pouco tempo depois, em fevereiro de 2010, quando a marca Yenzah Cosméticos foi oficialmente lançada.

Doze meses antes disso, entretanto, os primeiros produtos da marca, para tratamento capilar, começaram a ser desenvolvidos por uma equipe de experientes profissionais de mercado, amigos e parceiros de Rodrigo e Marcelo nas companhias do segmento de beleza em que haviam trabalhado anteriormente. “Desde o princípio, a proposta era criar uma linha de produtos de performance mais elevada e de maior valor agregado para um consumidor mais exigente”, explica Rodrigo. Considerando os objetivos e atributos das linhas, a opção pela farmácia como canal prioritário, naturalmente surgiu como a mais viável.

E deu muito certo:”Hoje, 60% do faturamento da Yenzah vêm das farmácias, com quem mantemos um excelente nível de relacionamento, construído em função de uma sólida parceria que estabelecemos com elas, que inclui -além do acompanhamento e da presença constante de nossa equipe nos PDVs -, o desenvolvimento de soluções customizadas para cada cliente, pensadas e aprovadas junto com o time de Compras dele”, pontua Rodrigo Goecks. Exemplo recente disso foi a criação de um display de óleos hidratantes acondicionados em embalagens pequenas, com 7ml, e vendidas a R$ 10, posicionadas nos checkouts de uma grande rede farma. “Foi um sucesso espetacular”, sublinha.

Em todos os momentos
Sucesso, aliás, é “artigo” que não falta na ainda curta, mas consistente trajetória da Yenzah. Prova disso tem sido o crescimento ininterrupto ao longo dos anos, que culminou, em 2012, com a materialização de um faturamento recorde de 259% e presença marcante em nada menos do que 3.500 pontos de venda no País, entre eles, as lojas e redes como Big Ben, Panvel, Onofre, Drogaria Iguatemi, e Nissei.

Como justificar esse salto impressionante? Bem, segundo Rodrigo, não há muito segredo: “A gente se esforça para estar sempre ao lado da consumidora, onde quer que ela esteja”, define. Explicando melhor, ele diz que a Yenzah divide essa presença, basicamente, em três momentos icônicos. O primeiro é na casa dela, onde a empresa “entra” por meio da internet (site, blog e redes sociais), pela TV (comerciais) e pela mídia impressa, com anúncios em revistas. O segundo momento da consumidora é aquele em que ela está em trânsito, e tem contato com a marca por meio de visualizações em busdoors e de ações de sampling. Finalmente, o terceiro é o PDV. “Temos uma força muito grande nas lojas, graças ao trabalho de uma equipe de treinamento do pessoal da farmácia, além de coordenadores técnicos e cabeleireiros, que fazem diagnósticos e aplicações de produtos in loco. Isso tem feito toda a diferença para a percepção da Yenzah como uma marca próxima à consumidora”, enfatiza.

Com o objetivo declarado de se transformar numa das maiores empresas nacionais de cosméticos, a empresa, entretanto, quer fazer o caminho que a levará até lá sem atropelos, passo a passo e com muita consistência. Além de implicar um crescimento estruturado, sem perder o nível de serviço, para a Yenzah, isso também significa investir constantemente no aperfeiçoamento da qualidade de seus produtos. E, sim, fazer lançamentos frequentes, a fim de turbinar ainda mais o seu portfólio, que atualmente conta com 40 referências, entre itens capilares e hidratantes corporais: “Deveremos chegar a perto de 100 SKUs até o final de 2013, com o lançamento de uma completa linha de esmaltes, de alta qualidade e cores incríveis, que faremos em setembro deste ano, durante a Beauty Fair”, antecipa Rodrigo Goecks, com um sorriso.

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